“Xeque” ou “cheque”: qual é o certo?
Xeque-mate! Ou seria cheque-mate? Entenda de uma vez por todas quando usar o "x" ou "ch"
Um dos termos designa um tipo de documento que já foi muito usado para fazer pagamentos e transações financeiras – mas que caiu em desuso e muitos leitores deste texto provavelmente nunca chegaram a ver. Já o outro pode denominar um contratempo, um perigo iminente – ou então, acredite, pode ser usado para se referir a um líder árabe. Afinal, qual é o certo: “xeque” ou “cheque”?
A resposta imediata é que, neste caso, não tem certo ou errado, como já adiantamos no início do texto. Os dois termos existem, mas se referem a muitas coisas diferentes.
Entenda, abaixo, os dois sentidos de cada uma dessas palavras:
Cheque
“Cheque”, com “ch” é o nome que se dá a uma ordem de pagamento, um documento que deve ser preenchido. Já ouviu falar em talão de cheque? Pois é, é deste cheque que estamos falando.
Além disso, a palavra também pode ser a forma conjugada do verbo “checar”.
Veja alguns exemplos:
- O homem foi vítima de um golpe: o cheque era sem fundo!
- Tenha atenção na hora de preencher o cheque, já estou ficando sem folhas.
- Se preferir que eu cheque com o departamento responsável, é só me avisar.
Xeque
Já “xeque”, com “x”, designa um risco iminente, algo perigoso que está prestes a acontecer. É por isso que esta palavra é usada na expressão “xeque-mate”, por exemplo, quando um adversário está prestes a derrubar o rei e vencer o outro.
Por fim, “xeque” tem um segundo significado: sinônimo de “xeique” ou “sheik” é utilizada para se referir ao líder árabe.
Exemplos:
- Tudo o que havia construído, de repente, foi colocado em xeque.
- Com uma jogada magistral, olhou para o oponente: “xeque-mate”.
- O xeque veio para a reunião de líderes mundiais.
Veja aqui outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.