Google homenageia autor de “Meu Pé de Laranja Lima” com doodle especial

Existem livros que fazem parte da infância e da juventude de muitas pessoas. “Meu Pé de Laranja Lima”, do escritor José Mauro de Vasconcelos, é um grande exemplo da nossa literatura brasileira que entra nessa lista. O livro é tão clássico, mas tão clássico, que por falta de uma adaptação para novelas de TV, ganhou três (em 1970, 1980 e 1998). Versão cinematográfica? Duas (em 1970 e em 2003). Nesta quinta-feira (26) o autor faria 95 anos. Para homenageá-lo, o Google fez um doodle (um logo especial) em referência a sua maior obra.
A história é daquelas que vale para qualquer idade. Então, se você já não é mais criança e ainda não leu, não perca tempo e comece agora mesmo! O enredo gira em torno de Zezé, um menino que tem uma infância difícil, balanceada pelos seus momentos de fantasia ao lado de sua árvore amiga. Foi publicado em 1968. A história é muitas vezes espelhada na própria vida do autor, que também teve uma infância pobre na cidade de Natal (RN).
O livro foi traduzido para 52 línguas (curiosidade: José Mauro de Vasconcelos é o 8º autor de língua portuguesa mais traduzido do mundo, segundo ranking do Index Translationum, banco de dados da Unesco). Chegou em países bem distantes daqui. Uma prova disso é esse depoimento de Sewon, uma jovem coreana contando em seu blog que esse foi o seu livro preferido de quando era criança. Reproduzo aqui para vocês entenderem como a história consegue tocar até mesmo quem é de culturas bem diferentes da nossa:
“Eu o lia incontáveis vezes na Coreia do Sul quando era criança, chorando à noite pelo pequeno Zezé e por sua amada árvore. O livro era, de muitas formas, uma fonte de refúgio para mim enquanto minha família se mudava frequentemente durante o meu primário na escola.”
E você? Tem alguma lembrança da época em que leu esse livro? Geralmente as histórias nos marcam muito quando ainda somos crianças e nos deixam emoções que seguem a gente até o fim da vida… <3