Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Estante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Blog
Um blog colaborativo feito por e para quem ama livros. Quer participar? Envie sua contribuição com nome, idade e cidade para redacaoguia@gmail.com
Continua após publicidade

Laurentino Gomes escreverá nova trilogia de livros sobre a história do Brasil

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 Feb 2017, 15h22 - Publicado em 13 May 2015, 01h11

O foco do escritor e jornalista Laurentino Gomes será, dessa vez, a escravidão no Brasil. Autor dos livros 1808, 1822 e 1889, ele divulgou em sua página no Facebook o novo projeto que já está em andamento: “Escolhi a escravidão como tema dessa nova trilogia. Acredito seja o assunto mais importante de toda a nossa história”, justificou.

– Confira 20 dicas de livros para gabaritar em história

No texto, publicado no começo da semana, o escritor completa a justificativa da escolha do tema pela importância que o assunto tem ainda hoje para o Brasil. “Acredito que, 127 anos depois da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, esse é um passivo histórico que os brasileiros ainda não conseguiram resolver”, disse.

Foto: Alexandre Battibugli/divulgação

Foto: Alexandre Battibugli/divulgação

Laurentino citou também o diplomata e historiador Joaquim Nabuco, que foi educado por uma família escravocrata, mas optou pela luta em favor dos escravos. “Joaquim Nabuco afirmava que o Brasil estava condenado a continuar no atraso enquanto não resolvesse de forma satisfatória a herança escravocrata. Para ele, não bastava libertar os escravos. Era preciso incorporá-los à sociedade como cidadãos de pleno direito, o que até hoje não aconteceu de fato”, acredita o autor.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Para quem está ansioso para o lançamento, Laurentino Gomes já avisa que vai demorar (mas isso é uma boa notícia). O primeiro livro será publicado a partir de 2019. É que obras como essas demandam muito tempo de pesquisa e o escritor está disposto a percorrer o mundo atrás de fontes e entrevistas para conseguir reunir o maior número de informações relevantes para seus livros.

Laurentino explica os detalhes de sua jornada: “É um trabalho de longo prazo, para ser concluído em 2021 ou 2022, porque exige pesquisas exaustivas em bibliotecas, museus e centros de estudos no Brasil e outros países. A bibliografia é enorme, com centenas de livros publicados aqui e no exterior. Como são livros-reportagem, vou percorrer três continentes – África, Europa e Américas – com o objetivo de entrevistar pessoas e visitar dezenas de lugares relacionados à história da escravidão, como os pontos de onde partiam os navios negreiros na costa da África e as regiões de desembarque no Brasil, no Caribe e nos Estados Unidos.”

Dá para entender, né, gente? Pesquisar séculos de história deve ser mesmo um desafio e tanto! Mas, para os fãs do escritor, a espera deverá valer a pena. 😉

Publicidade
Laurentino Gomes escreverá nova trilogia de livros sobre a história do Brasil
Laurentino Gomes escreverá nova trilogia de livros sobre a história do Brasil
O foco do escritor e jornalista Laurentino Gomes será, dessa vez, a escravidão no Brasil. Autor dos livros 1808, 1822 e 1889, ele divulgou em sua página no Facebook o novo projeto que já está em andamento: “Escolhi a escravidão como tema dessa nova trilogia. Acredito seja o assunto mais importante de toda a nossa história”, […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês