Boa notícia: a Biblioteca Nacional da Colômbia disponibilizou em seu portal mais de 1.500 materiais de Gabriel García Márquez, incluindo livros, ensaios, crônicas, discursos, artigos, etc. São, também, em torno de 600 livros em traduções para mais de 36 idiomas.
O catálogo tem o nome de “La Gaboteca” (acesse aqui), em referência ao apelido do autor, Gabo. São divididas em quatro grandes seções: suas obras, as respectivas traduções, livros sobre ele e uma parte dedicada à sua biografia.
>> 5 livros clássicos que todo vestibulando precisa ler
>> Por que ler os clássicos?
Segundo a mensagem do site, em espanhol, “a obra do nosso querido Gabo é patrimônio de todos os colombianos. A melhor maneira de honrar sua memória é conhecendo seus livros, que sempre estarão à disposição de todos que queiram se aproximar deles”.
O trabalho é resultado de um ano e meio de trabalho da Biblioteca Nacional colombiana, e foi lançado no dia 14 de abril pelo aniversário de dois anos da morte de García Márquez. Podem ser encontradas todas as grandes obras do autor, inclusive Cem anos de solidão e O amor nos tempos do cólera.