Saiba mais sobre Clarice Lispector e “A Hora da Estrela”
Veja um resumo e a análise da obra de Clarice Lispector
Clarice Lispector nasceu na cidade de Tchetchelnik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920. Veio para o Brasil recém-nascida, e sua família se estabeleceu em Maceió (AL) e depois no Recife (PE). Em 1935 mudou-se para o Rio de Janeiro. Após concluir o curso secundário, ingressou na Faculdade Nacional de Direito. Para manter-se, trabalhou como professora particular de português e depois como jornalista.
Sua estréia na literatura se deu com o romance Perto do Coração Selvagem, de 1944. Casou-se, em 1943, com o diplomata Maury Gurgel Valente, seu ex-colega de faculdade. O casal viveu fora do país, entre a Europa e os Estados Unidos, até 1959. Nesse ano Clarice se separou do marido e voltou a morar no Rio com os filhos, Pedro e Paulo.
Nos livros A Maçã no Escuro (1961), A Paixão Segundo G.H. (1964), Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres (1969) e A Hora da Estrela (1977) encontra-se seu estilo mais marcante, como o uso da metáfora insólita e uma narrativa intimista e psicológica. Morreu no Rio de Janeiro, em 9 de dezembro de 1977, um dia antes de completar 57 anos.
Veja alguns conteúdos sobre o livro:
Assista abaixo às discussões que já rolaram no Clube (ou acompanhe pelo canal):