Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Estude melhor

Por Susane Ribeiro
Continua após publicidade

Como fazer revisão: as três melhores e três piores formas

Saiba que dá para errar – e feio – na hora de revisar aqueles conteúdos já estudados. Aprenda o caminho certo!

Por Susane Ribeiro
Atualizado em 1 jun 2023, 14h20 - Publicado em 1 jun 2023, 14h15

Que a revisão é uma das melhores técnicas de estudo, todo mundo sabe. Ela é essencial para relembrar e fixar na memória aqueles assuntos que o estudante já viu – afinal, do início do ano até os vestibulares dá para aprender e esquecer muita coisa. 

O que muitos ainda não sabem é que existem formas melhores e piores de fazer essa retomada dos conteúdos. E que se você passa o ano todo focando em uma técnica de revisão pouco eficiente, pode perder tempo e não memorizar o que de fato importa. 

Abaixo, conheça as três piores e as três melhores formas de revisão.

As piores técnicas de revisão

  • Reler o conteúdo

O psicólogo John Dunlosky, especialista em técnicas de estudo, fala que reler o conteúdo que já foi estudado é de longe uma das piores formas de praticar a revisão. Você pode até ter a impressão de que está aprendendo, porque aqueles nomes estão de certa forma na sua cabeça e você lembra daqueles tópicos. Mas é só ilusão. No longo prazo, essa releitura não funciona para fixar conteúdos na memória.

Continua após a publicidade
  • Ler mapas mentais ou resumos da internet

Se reler o conteúdo que você mesmo produziu é furada, pegar algo pronto da internet também não poderia ser muito bom. Embora não seja a pior das técnicas, ler estes mapas mentais ou resumos que você encontra por aí é um modo estudo passivo – ou seja, você não está resolvendo problemas, elaborando reflexões. A fixação, então, não será tão boa. 

  • Fazer uma lista de exercícios de um só assunto

Melhor do que as anteriores, a revisão por meio de lista de exercícios funciona melhor para memorizar porque é um método de estudo ativo. No entanto, resolver infindáveis questões de um mesmo assunto também não traz resultados se avaliarmos o todo. Isto porque você pode estar caindo no sobreaprendizado – ou seja, perdendo tempo com algo que já aprendeu – enquanto deixa outros conteúdos de escanteio. 

As melhores técnicas de revisão

  • Faça listas de exercícios intercalados

Já que o assunto é lista de exercícios, vamos aprender como executá-la da forma correta. O melhor jeito de revisar fazendo questões é intercalando vários temas em uma mesma lista. Ou seja, você não vai fazer 30 exercícios só de Movimento Retilíneo Uniforme – você vai intercalar alguns de física mecânica, alguns de eletrodinâmica e por aí vai. É só retomar quais conteúdos você já viu até agora e exercitar um pouco de cada. 

  • Só retome a teoria quando necessário

Vamos supor que no meio da resolução de uma questão você perceba que se esqueceu um detalhe essencial da teoria para chegar ao resultado. Este é o momento ideal de pegar a apostila e os cadernos para reler o tópico. Nada de ficar retomando a teoria toda, o tempo todo. Foque só no que você precisa!

Busca de Cursos

Continua após a publicidade
  • Monte um esquema ou mapa mental dos assuntos mais complexos

Essa é uma técnica de revisão que também deve ser usada com parcimônia. Se o estudante for fazer um mapa mental para todos os temas estudados ao longo do ano, perderá tempo demais! Por isso, opte por essa técnica só quando realmente precisar – ou seja, quando a complexidade daquele assunto demandar.

Susane Ribeiro foi aprovada em engenharia aeronáutica no ITA, em medicina na USP e na Unicamp e criou o Método Sniper de Questões. Ela tem um canal no YouTube onde dá dicas para estudar melhor e manter a motivação.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Como fazer revisão: as três melhores e três piores formas
Estudo
Como fazer revisão: as três melhores e três piores formas
Saiba que dá para errar – e feio – na hora de revisar aqueles conteúdos já estudados. Aprenda o caminho certo!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.