Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Estude melhor Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Susane Ribeiro
Continua após publicidade

Conteúdo não basta: o que é preciso para alcançar uma boa nota?

Já ouviu falar em "conhecimento de prova"? Se não, sua forma de estudar vai mudar a partir de hoje

Por Susane Ribeiro
8 May 2023, 11h33

Quem já é veterano no mundo dos vestibulares e tentou atravessar essa peneira uma, duas, três vezes e ainda não conseguiu, provavelmente já se viu frustrado consigo mesmo. É aquela sensação de olhar para trás e se questionar: por que todo o meu esforço não se refletiu na minha nota? Apesar de todo o conteúdo estudado, será que não aprendi nada em todo este tempo?

Nestes casos, tenho duas notícias para dar. A primeira delas é que sim, você aprendeu. Já ouviu aquele ditado de que a única coisa que não podem tirar de você é seu conhecimento? Tem muita verdade nesta afirmação. Mesmo que você não faça tantas revisões ou que esqueça um conteúdo ou outro, é impossível não evoluir ao longo, por exemplo, de um ano de dedicação.

A segunda notícia não é tão boa, mas se você souber usá-la bem daqui para frente te garanto que seu rendimento vai melhorar. A evolução na nota não depende só da quantidade de conhecimento acumulado. Para quem está prestando vestibular, tem um outro fator importantíssimo que entra nesta conta: a habilidade de prova.

Continua após a publicidade

Vou dar um exemplo bem prático: para ir bem na prova do Enem, você não precisa saber muito sobre todas as disciplinas. Mas precisa saber, por exemplo, que o desempenho em Redação e em Matemática é o que mais conta. E que a correção da prova é feita por um método chamado TRI (Teoria de Resposta ao Item), que penaliza em nota o candidato que acerta questões difíceis e erra as fáceis – ou seja, que vale a pena focar na resolução das perguntas mais simples.

Tudo isso faz parte da habilidade de prova.

Se você desenvolve só o conhecimento ao longo do ano, mas deixa essa parte mais estratégica de lado, ela fica estagnada. E a sua nota também não aumenta.

Continua após a publicidade

Treinando a habilidade de prova, você consegue estabelecer prioridades na rotina de estudos – e não corre o risco de estudar 99% de um conteúdo e se deparar justamente com o 1% não visto no dia do vestibular. Também é ela que te ajudará a analisar suas falhas e buscar solucioná-las, evitando erros por falta de atenção.

Isso sem falar nas famosas soft skills: habilidade de prova também é aprender a controlar as emoções e se blindar da ansiedade.

A partir de agora, não foque só em aprender o máximo de conteúdos possível. Faça isso de forma estratégica!

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Susane Ribeiro foi aprovada em engenharia aeronáutica no ITA, em medicina na USP e na Unicamp e criou o Método Sniper de Questões. Ela tem um canal no YouTube onde dá dicas para estudar melhor e manter a motivação.

Publicidade
Conteúdo não basta: o que é preciso para alcançar uma boa nota?
Estudo
Conteúdo não basta: o que é preciso para alcançar uma boa nota?
Já ouviu falar em "conhecimento de prova"? Se não, sua forma de estudar vai mudar a partir de hoje

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês