Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês
Estude melhor Por Susane Ribeiro

Três formas de recuperar a motivação nos estudos

O clichê "feito é melhor do que perfeito" nunca foi tão real. Entenda como ressuscitar a vontade de estudar no segundo semestre

Por Susane Ribeiro Atualizado em 1 ago 2022, 21h10 - Publicado em 25 jul 2022, 15h15

Já teve a impressão de que a motivação, que em janeiro estava nas alturas, de repente desaparece na metade do ano? Neste texto, vou te apresentar três formas simples de ressuscitar sua vontade de estudar. Não dá para desanimar na reta final!

1. Encontre outros hobbies

A primeira forma de recuperar a motivação nos estudos é criar, em paralelo, um projeto que energiza – ou seja, fazer algo diferente, não relacionado aos estudos, mas que promova uma sensação de vitória. O segredo, neste caso, é que a satisfação em uma área da vida transborda para outra. Por isso, que tal sentir a realização em aprender uma língua, tocar um instrumento ou finalmente começar o crossfit? A virada da chave vem quando a realização em uma tarefa passa para outra e você sente vontade de estudar e realizar mais tarefas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por SUSANE RIBEIRO (@susaneribeiro)

 

2. Feito é melhor que perfeito

Outra ideia é usar a abordagem da “dose mínima”, pois, como disse Voltaire, “o ótimo é inimigo do bom”. Que tal estudar só a matéria principal, como matemática, e enfatizar os assuntos mais frequentes e mais fáceis? Neste outro texto, eu explico por que a matemática é a disciplina mais importante na hora de se preparar para o Enem e como organizar os estudos na área.

Continua após a publicidade

Muitas vezes, tendemos a pensar que o que gera mais resultado é o que demanda mais esforço, mas esse raciocínio muitas vezes nos impede de ser estratégicos. De que ainda adianta estudar muitos conteúdos, se nem todos eles serão cobrados na prova e você não conseguirá sequer manter a concentração o tempo todo? Neste caso, mais vale focar as energias na “dose mínima” e garantir o domínio sobre que mais importa.

3. Dê um mimo para si mesmo

A terceira sugestão pra ressuscitar de vez a motivação é criar um sistema de recompensas. Às vezes, o resultado de todo o seu esforço está tão longe e difícil de enxergar que pode valer a pena deixar pequenas recompensas pelo caminho. Um exemplo: depois de passar a tarde com aulas e listas de exercícios, você pode ganhar um passeio no parque ou um episódio da sua série favorita.

Lembre-se: ação gera motivação e ver o progresso dá vontade de realizar cada vez mais!

Neste vídeo abaixo, explico detalhadamente como colocar cada uma dessas três estratégias em prática. Confira:

 

Susane Ribeiro foi aprovada em engenharia aeronáutica no ITA, em medicina na USP e na Unicamp e criou o Método Sniper de Questões. Ela tem um canal no YouTube onde dá dicas para estudar melhor e manter a motivação.

Continua após a publicidade

Publicidade