Ciências Biológicas e da Terra: USP se consagra como primeira colocada na área, entre as instituições públicas
– Conheça a melhor instituição privada da área de Ciências Biológicas e da Terra
*Texto: Renata Costa
Os cursos da área de Ciências Biológicas e da Terra da Universidade de São Paulo, que recebeu a primeira colocação na avaliação do Guia do Estudante, possuem em comum a alta qualificação do corpo docente, quase totalmente formado por doutores. A vocação para a pesquisa também é bastante forte nos cursos oferecidos por conta do envolvimento dos docentes com a pós-graduação.
Museus fazem parte da estrutura do Instituto Oceanográfico, onde é ministrada a graduação em Oceanografia; do Instituto de Geociências onde há o curso de Geologia, bem como da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, onde está o museu de anatomia veterinária.
As portas dos departamentos também estão abertas à sociedade em geral por meio de cursos livres, do hospital veterinário e de projetos de extensão, como o Estação Biologia. Nesse projeto, os alunos de Ciências Biológicas recebem, em seu departamento, alunos de ensino fundamental e médio e desenvolvem atividades relacionadas a reciclagem de lixo, educação sexual e outros temas da área de biológicas. Todas essas são maneiras de o futuro profissional começar a atuar sob a supervisão de um professor responsável. Na Faculdade de Veterinária, os alunos ainda desenvolvem o Projeto Santuário, que atua no manejo de populações de animais urbanos, como gatos e cachorros.
A junção concreta de ensino, pesquisa e extensão acaba por tornar a formação dos futuros profissionais mais completa e voltada para a realidade social e do mercado de trabalho, e também promove uma maior união entre o corpo discente e docente. “Essa proximidade entre professores e alunos é um ponto de grande destaque, porque traz uma sinergia positiva, em que os docentes procuram atender as demandas dos estudantes construindo um ambiente saudável e permitindo um melhor desempenho acadêmico”, explica Laerte Sodré Júnior, diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.
Os alunos do IAG, da Faculdade de Medicina Veterinária e do Instituto de Geologia também têm a oportunidade de atuar em projetos por meio das empresas juniores, complementando também a formação do aluno. As empresas juniores prestam serviço a um preço mais baixo do mercado e estimula o desenvolvimento prático dos graduandos, sempre orientados por um professor.