A Engenharia Naval é a área da engenharia que cuida do projeto, da construção e da manutenção de embarcações e seus equipamentos. O engenheiro naval projeta e estrutura, os motores e os demais componentes do navio.
O curso possui dois anos de formação básica com muita física, matemática, computação e química. Em seguida, começam as matérias específicas das engenharias (termodinâmica e ciência e resistência dos materiais) e da formação profissionalizante (hidrodinâmica, estruturas navais, projeto de navio e plataformas marítimas, construção naval e transporte aquaviário).
Em aulas práticas de laboratório, o aluno constrói e testa modelos e maquetes estruturais, não só de embarcações tradicionais como também de submarinos e robôs subaquáticos. O estágio e o projeto de conclusão de curso são obrigatórios.
No Brasil, duas escolas se destacam de acordo com o Guia do Estudante Profissões Vestibular 2013, as duas avaliadas com a nota máxima de cinco estrelas: o curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no RJ, e o curso na Universidade de São Paulo (USP), em SP.