USP cresce mais de 20 posições em ranking internacional de universidades

Cidade Universitária da USP, em São Paulo (Foto: Cecília Bastos/USP Imagens)
A Universidade de São Paulo (USP) subiu 23 posições em relação ao ano passado no ranking QS World University, divulgado nesta terça-feira (6) pela britânica Quacquarelli Symonds, consultoria especializada em avaliação do ensino superior pelo mundo. A USP passou da 143ª posição para a 120ª em 2016.
A USP havia perdido 16 posições em dois anos consecutivos (2014 e 2015), até atingir seu melhor resultado, este ano, desde que o ranking passou a ser divulgado. A universidade é a segunda melhor da América Latina, atrás apenas da Universidade de Buenos Aires, que conquistou a 85ª posição.
Em 191, vem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), seguida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 321. O Brasil tem, além das três, mais 19 universidades no ranking, que avalia 900 instituições.
O levantamento, considerado um dos mais prestigiados do mundo, foi feito com base em sete indicadores de qualidade: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção professor/aluno, citações por artigo científico, quantidade de docentes com doutorado e presença da instituição na internet.
Veja o top 10 mundial:
1. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – EUA
2. Stanford University – EUA
3. Harvard University – EUA
4. University of Cambridge – Reino Unido
5. California Institute of Technology (Caltech) – EUA
6. University of Oxford – Reino Unido
7. University College London (UCL) – Reino Unido
8. Swiss Federal Institute of Technology (ETH Zurich) – Suíça
9. Imperial College London – Reino Unido
10. University of Chicago – EUA