Administração e Ciências Biológicas: dois cursos cursos tradicionais com enfoques diferentes
*por Lisandra Matias
Não tem jeito: vida de vestibulando é feita de escolhas – muitas escolhas. Como se não bastasse o desafio de optar por um curso em meio a um leque enorme de profissões, também é possível escolher ainda um enfoque específico.
Aos interessados em Administração e Ciências Biológicas, vale saber que a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece, a partir de 2016, dois novos cursos no Centro de Ciências da Natureza do Campus Lagoa do Sino, localizado em Buri, no interior de São Paulo: Administração, com linha de formação em Sistemas Agroindustriais; e Ciências Biológicas, com foco em Biologia da Conservação. Ambos são em turno integral, com quatro anos de duração, e o processo seletivo ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Veja no que eles se diferem das graduações tradicionais nessas áreas.
Administração, com linha de formação em Sistemas Agroindustriais: além de atuar nas áreas tradicionais da administração – como logística, finanças, marketing e recursos humanos – esse profissional será preparado para gerenciar sistemas agroindustriais e produções de alimentos. Entre as disciplinas específicas estão: Desenvolvimento Territorial Sustentável e Políticas Públicas; e Comercialização e Administração de Operações Agroindustriais.
Conheça também o curso tradicional de Administração
Já o bacharelado em Ciências Biológicas com foco na conservação da biodiversidade e na gestão dos recursos naturais, segundo a coordenadora do curso, Giulianna Carmassi, “tem uma perspectiva de integração do ecossistema e da manutenção da integridade biológica, dentro dos princípios da sustentabilidade”. Ela explica que o ambiente favorável da fazenda que sedia o campus, com remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado, e a multidisciplinaridade característica do curso são dois dos destaques. “A ideia é explorar ao máximo o ‘laboratório a céu aberto’ existente no campus, bem como em seu entorno”, afirma.
Conheça também o curso tradicional de Ciências Biológicas