Comércio Exterior são as técnicas utilizadas na relação de compra e venda de produtos e serviços com empresas do exterior ou órgãos governamentais de outros países.
O profissional dessa área analisa as tendências do mercado, identifica as necessidades da empresa em que trabalha e também de seus clientes ou fornecedores no exterior, elabora estratégias de negócios e marketing que visam à lucratividade do negócio e define os meios de transporte mais favoráveis para a transação.
O mercado de trabalho para o bacharel e o tecnólogo está em alta, apesar do baixo desempenho da economia brasileira nos últimos anos. O governo está investindo em infraestrutura, e o país tem ampliado e diversificado sua participação no mercado internacional.
Está interessado? Confira algumas das carreiras que pode seguir:
Agenciamento de carga: contratar frete e seguro internacional e acompanhar embarque e desembarque de mercadorias;
Análise: servir de intermediário para o fechamento de contratos de compra e venda com empresas estrangeiras, de acordo com a legislação vigente;
Consultoria: assessorar empresas de médio e pequeno portes que desejem iniciar negociações internacionais;
Cotação: fazer cotação de moedas internacionais e de produtos;
Logística: determinar a forma de transporte dos produtos;
Marketing Internacional: fazer a análise de mercado e adaptar as mercadorias para a cultura local onde o produto será comercializado.