O profissional formado em Agronegócios e Agropecuária é um ser dedicado ao campo. Porém, diferentemente dos trabalhadores braçais, ele não realiza o plantio nem a colheita da lavoura. Sua função é cuidar da logística e das negociações da produção.
A graduação tem duração de 4 anos. A grade curricular possui mais matérias ligadas à administração do que à agronomia. Dentre as disciplinas ofertadas, estão contabilidade, noções de cálculo, marketing e gestão ambiental. O estágio supervisionado e a monografia para conclusão do curso são obrigatórios.
>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Agronegócios e Agropecuária
Como o Agronegócio é responsável por 22% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, o mercado de trabalho não é um problema para os recém-formados. Há grande oferta de empregos em todas regiões do país. Veja abaixo as principais áreas em que o bacharel em Agronegócio e Agropecuária pode atuar.
// Administração Rural Coordenar, planejar e organizar propriedades rurais de pequeno, médio e grande portes, cuidando da gestão de pessoas, dos custos da produção e do contato com fornecedores e clientes.
// Planejamento de produção Definir com o agrônomo os tipos e como será feita a plantação em cada safra, os custos e o preço final do produto.
// Cultivo e produção Cuidar de plantações e do manejo de animais em fazendas.
// Desenvolvimento de produtos Desenvolver defensivos agrícolas, novas sementes, insumos e outros produtos que visem a otimizar a produção.
// Vendas Atuar em grandes indústrias vendendo equipamentos e insumos ao setor agropecuário.
// Consultoria Prestar assessorias a órgãos públicos e privados na área de gestão do agronegócio, definindo estratégias de produção e estudos de aproveitamento do solo e dos alimentos.