Conheça o curso de Engenharia Ambiental em 2 minutos
Valendo! A grande função do engenheiro ambiental é preservar os recursos naturais e proteger a saúde humana. Como ele faz isso? Reduzindo os danos causados ao meio ambiente pelas atividades humanas.
Suas atribuições estão ligadas a construção e gerenciamento de operações de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou da reciclagem de resíduos sólidos. Ele também pode tratar da poluição do ar, do solo e da água.
>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Engenheiro Ambiental
Há duas opções para se trabalhar com Engenharia Ambiental: o curso de graduação ou de tecnólogo. A última opção é mais específica e tem menor duração que a primeira. Você precisa avaliar se quer uma formação mais genérica para decidir.
O oferta de trabalho para este profissional tem crescido. Um dos fatores para tal é o estabelecimento, por parte do governo federal, da Política Nacional de Resíduos que estabelece normas rígidas para o descarte de lixo pelos municípios. Com esta medida, tanto a esfera pública quanto à privada precisam dos engenheiros ambientais.
Ficou interessado? Veja abaixo as principais áreas de atuação do Engenheiro Ambiental.
// O que você pode fazer
Bioprocessos e Biotecnologia
Avaliar os efeitos de um processo ou produto sobre o meio ambiente.
Controle de poluição
Reduzir o impacto de atividades industriais, urbanas e rurais sobre o meio ambiente. Monitorar a qualidade da água e fiscalizar a emissão de gases que prejudicam a qualidade do ar.
Geoprocessamento
Realizar mapeamentos e levantamentos geográficos por meio de avançados programas de computador.
Planejamento e gestão ambiental
Elaborar relatórios de impacto ambiental e planos para o uso de recursos naturais. Assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs. Estudar meios de reutilização de resíduos, para otimizar a produção e reduzir gastos.
Recuperação de áreas
Desenvolver e executar projetos de recuperação de áreas poluídas ou degradadas.
Recursos hídricos
Racionalizar a exploração de rios, reservatórios e água subterrânea, controlando a qualidade e a quantidade de água consumida.
Saneamento
Projetar, construir e operar sistemas de abastecimento de água e de coleta, transporte e tratamento de esgoto, lixo doméstico e resíduos industriais. Montar vários tipos de sistema de drenagem para prevenir enchentes e inundações.