A graduação em Produção Editorial capacita estudantes a trabalharem das diversas etapas da edição e publicação de obras impressas (livros, revistas, catálogos) ou eletrônicas (websites). Dentre as tarefas desempenhadas por estes bacharéis, estão a seleção de temas e títulos bem como a formato, conteúdo e cronograma de trabalho.
O curso tem duração de oito semestres, que se feitos de forma sucessiva, são completados em quatro anos. A grade curricular possui matérias básicas e profissionalizantes. No primeiro grupo, estão filosofia, sociologia e teoria da comunicação. No segundo, estão redação, produção editorial impressa, eletrônica e digital.
>> Conheça mais o curso e a carreira de Produção Editorial
O mercado de trabalho é aquecido. Em 2014, por exemplo, a movimentação da área editorial no Brasil aumentou mais de R$ 14 bilhões. Quanto mais dinheiro, mais vagas. A maior parte dos postos de emprego estão em editoras, mas há outros segmentos a serem explorados. Veja abaixo as alternativas profissionais para os formandos em Produção Editorial.
// O que fazer?
Arte
Definir os aspectos visuais de uma publicação, desde o tamanho e o tipo das letras até a organização dos textos, ilustrações e fotografas pelas páginas.
Edição e seleção
Ler os textos originais dos autores e escolher obras para publicação, segundo a linha da coleção e os interesses da editora.
Marketing
Preparar estratégias de lançamento em uma editora. Acompanhar tendências e elaborar produtos.
Produção
Gerenciar a impressão de livros, revistas e outras publicações, escolhendo o tipo de papel, a tinta e a forma de impressão. Selecionar fornecedores, levantar custos e acompanhar o produto na gráfica.
Revisão
Eliminar erros de informação e de grafa de uma obra escrita. Checar o funcionamento dos mecanismos de navegação de mídias digitais e sites da internet.