Para começo de conversa, esta graduação prega a relação harmônica entre homem e natureza. Desta forma, este profissional vai pensar o uso de recursos ambientais (água, madeira) de forma sustentável, sem a promoção da degradação e esgotamento de biomas.
Suas funções vão, desde à implementação de programas de reciclagem e educação ambiental até a análise, por meio de laudos, do impacto das atividades humanas sobre o solo, água e ar. Há também a possibilidade de supervisionar a exploração de recursos.
>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Gestor Ambiental
Para trabalhar na área, há dois caminhos: a graduação, com 4 anos de duração, ou o curso técnico de 2 anos. Com a crescente preocupação com o meio ambiente, o número de vagas no mercado foi ampliado. Você pode trabalhar em indústrias que tenham preocupação ambiental ou órgãos públicos.
Antes de detalharmos as principais áreas de atuação, um aviso: o currículo deste curso contém matérias relacionadas a ciências da natureza e ciências humanas. Invariavelmente, você vai se deparar com física, química, biologia, meteorologia e geologia. Agora, finalmente, veja na lista abaixo os segmentos que o gestor ambiental pode trabalhar.
// O que você pode fazer?
Consultoria
Assessorar empresas e órgãos públicos em projetos de preservação do meio ambiente.
Certificação
Elaborar certificações direcionadas para empreendimentos agrícolas e industriais seguindo as normas estabelecidas pela organização internacional de Normalização (iso).
Educação ambiental
Planejar programas para conscientizar a população da importância de preservar o meio ambiente.
Planejamento
Elaborar relatórios de impacto ambiental e definir planos para o uso sustentável dos recursos naturais. Implantar, em indústrias, projetos de exploração da natureza usando técnicas não poluentes.
Recuperação
Planejar e executar projetos para a recuperação de áreas que já estejam degradadas.