Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

É possível estagiar e cursar graduação em período integral?

Por Malú Damázio
Atualizado em 24 fev 2017, 15h19 - Publicado em 6 ago 2015, 18h29
psychiatrist examining a male patient (/)
Continua após publicidade

Uma das características mais importantes para prestar atenção na hora de escolher um curso superior é o período de oferecimento dele: matutino, vespertino, noturno ou integral. O horário em que as aulas ocorrem pode ser determinante, por exemplo, para conseguir realizar estágios e atividades extracurriculares, como cursos de idiomas ou esportes, no contraturno. No caso da leitora Juliane Cavalcante, que nos enviou a dúvida de hoje, a graduação escolhida é integral. Ela quer cursar Psicologia na Universidade de São Paulo (USP) e gostaria de saber se, mesmo com a grade horária extensa, é possível estagiar durante a formação.

“Boa tarde! Meu nome é Juliane, já estou no último ano do ensino médio e próxima pra ingressar na faculdade. Já decidi o curso, quero fazer Psicologia. Contudo, surgiu uma dúvida. A USP só tem curso em período integral, e eu gostaria de saber se durante o curso é possível a realização de estágios (a partir de quando) e se esse estágio é remunerado. Valeu!”

É possível estagiar e cursar graduação em período integral?

(Imagem: Thinkstock)

Grande parte dos cursos em período integral tem a grade horária mais cheia nos primeiros semestres, mas, à medida que o estudante avança na graduação, a quantidade de disciplinas diminui. Com isso, surge tempo livre para se dedicar a um estágio remunerado fora da universidade. Agora, para quem já está ansioso para por logo a mão na massa e também ganhar um dinheirinho, uma alternativa procurada por muitos alunos que iniciam os estudos são as bolsas de pesquisa e de atividades de extensão. Quem explica isso para a gente é o psicólogo Guilherme Raggi, mestrando da USP e formado pela instituição. Ele conta que, além da possibilidade de experiências práticas em empresas e locais externos, o currículo do curso prevê estágios obrigatórios e optativos no centro-escola do próprio Instituto de Psicologia. Então, prática não vai faltar!

Veja seu depoimento!

Continua após a publicidade

>> Saiba mais sobre a carreira de Psicologia

Guilherme Raggi, psicólogo e aluno de mestrado em Psicologia na USP:

“Oi, Juliane! Só por você escolher a Psico USP já posso dizer que fez uma boa escolha! É possível estagiar e cursar graduação em período integral? Eu fiz minha graduação lá e agora estou no mestrado. Seguinte, o curso é integral mesmo, mas a grande vantagem da graduação da USP é a enorme quantidade de disciplinas optativas que temos de fazer para nos formar. Com isso, dá para você escolher matérias que abordem assuntos que você goste mais e que se encaixem melhor no seu horário.

O ‘problema’ é que o curso tem a grade bem cheia de disciplinas obrigatórias até o terceiro ano, então até é possível remanejar os horários para conseguir estágios remunerados fora, mas dá bastante trabalho fazer isso, porque bagunça bastante a ordem de algumas matérias. Algumas vezes você tem de deixar de fazer uma disciplina no ano certo pra encaixar o horário de trabalho. Por isso é complicado.

Nós não precisamos fazer estágios obrigatórios fora (em empresas, por exemplo) pra nos formarmos, mas ao longo da graduação temos vários estágios ligados às matérias. Nos primeiros anos do curso as matérias são mais teóricas, com uma ou outra oportunidade de fazer pesquisas acadêmicas e visitas em instituições com o objetivo de conhecer a realidade do lugar, sem realizar intervenções. Os estágios mais tradicionalmente associados à figura do psicólogo começam no quarto ano, quando começamos a atender pessoas no centro-escola.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Por causa dessa mudança da teoria pra prática, a grade horária fica mais livre e com menos matérias, por isso também é mais fácil manter um estágio remunerado fora. A parte legal dessa mudança também é que mesmo as matérias de atendimento são optativas; tem uma parte obrigatória, claro, mas você escolhe qual enfoque quer dar na sua formação. Então dá pra investir mais nos conhecimentos que vão te habilitar pra clínica, ou aprender mais sobre orientação profissional, ou mesmo focar na área escolar ou de pesquisa. Eu escolhi fazer pesquisa na minha graduação toda e fiz várias iniciações científicas, todas com bolsa.

Ah, e esse é um detalhe legal! Há algumas atividades que você pode realizar que, além de serem muito legais para a formação e para o currículo, ainda oferecem a possibilidade de receber bolsa. É um valor menor do que o de um estágio, mas já quebra um galho. Um dos grandes diferenciais da USP é que você pode se aproximar dos laboratórios de pesquisa, dos professores e dos alunos de pós-graduação e realizar trabalhos conjuntos muito legais. Além disso, você acaba conhecendo muitas outras atuações possíveis em Psicologia e mesmo conseguindo oportunidades legais de estágio por causa desse networking.”

>> Conheça o curso de Psicologia da USP, avaliado em cinco estrelas pelo GE

_______________________
Quer que a sua dúvida sobre profissão seja respondida aqui no blog? Envie um e-mail para consulte.ge@abril.com.br com o assunto “Dúvida sobre Profissão”. Sua pergunta pode aparecer por aqui também! É possível estagiar e cursar graduação em período integral?

Publicidade
É possível estagiar e cursar graduação em período integral?
É possível estagiar e cursar graduação em período integral?
Uma das características mais importantes para prestar atenção na hora de escolher um curso superior é o período de oferecimento dele: matutino, vespertino, noturno ou integral. O horário em que as aulas ocorrem pode ser determinante, por exemplo, para conseguir realizar estágios e atividades extracurriculares, como cursos de idiomas ou esportes, no contraturno. No caso […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.