Fique por dentro do curso de Estatística
Amados por muitos, odiado por outros tantos, o bacharelado de Estatística forma profissionais habilitados em coletar, analisar e interpretar dados numéricos referentes ao estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. Descomplicando, os formandos desta graduação traduzem para nós, meros mortais, tabelas e gráficos monstruosos.
O curso tem duração média de 4 anos. Para quem não gosta de Ciências Exatas, um aviso: o currículo é recheado de disciplinas como matemática, métodos estatísticos, cálculo e teoria das probabilidades. Há aulas também de metodologia de pesquisa, demografia e sociometria.
O mercado, surpresa, está em expansão para estes profissionais. Atualmente, as grandes empresas têm bancos de dados que necessitam de sua atuação. Para quem não gosta muito da iniciativa privada, há postos no serviço público e na área acadêmica.
Ficou interessado? Fizemos uma lista com as principais áreas de atuação do profissional formado em Estatística. Veja abaixo.
// Bioestatística Determinar os métodos e organizar os dados de pesquisas nas áreas de ciências biológicas e da saúde.
// Computação Criar programas de estudos estatísticos.
// Indústria Analisar amostras colhidas nas várias fases de produção, a fim de detectar eventuais erros e escolher métodos para aprimorar a qualidade de um produto. realizar estudos de implantação e expansão de fábricas, controle de estoque e produtividade.
// Internet Criar e gerenciar programas de busca. Montar bancos de dados digitais.
// Perfil de consumidores Levantar as características de consumidores para agências de publicidade e propaganda e para departamentos de vendas.
// Pesquisa Levantar as características de consumo de determinada região, classe social ou faixa etária. Montar e gerenciar banco de dados com as informações coletadas. Atuar em pesquisas eleitorais.
// Recursos humanos Analisar salários e avaliar planos de saúde, fundos de pensão e planos de previdência. setor.
// Financeiro Atuar na área de seguros, análise de risco e avaliação de investimentos e de fluxo de caixa.