Geologia e Geofísica: entenda as diferenças

Você tem interesse em estudar a estrutura e a composição do planeta Terra? Então, tem boas chances de gostar dos cursos de Geologia e Geofísica. Para saber exatamente como é cada uma dessas graduações e as diferenças entre elas, falamos com o professor Paulo César Fonseca Giannini, coordenador do curso de Geologia da Universidade de São Paulo (USP).
Definições básicas
A Geologia estuda a estrutura e a composição química da Terra, bem como sua evolução ao longo do tempo, com ênfase no estudo direto das rochas e seus minerais constituintes.
A Geofísica também tem a estrutura da Terra e do subsolo como objeto de interesse. Porém, utiliza-se de métodos de prospecção indiretos, baseados no comportamento dos diferentes tipos de ondas e/ou do campo eletromagnético ao atravessar as rochas em subsuperfície ou na emissão de radiação por parte delas.
Currículo de Geologia
Um dos interesses da Geologia é a forma de manifestação, na superfície da Terra (relevo), da distribuição dos esforços das placas tectônicas e dos vários tipos de rochas e sedimentos. Para isso, a ferramenta usual é a análise de fotografias aéreas e imagens de satélite, que recebem, no curso de graduação, atenção maior que na Geofísica.
Outro foco particular do curso de Geologia reside na caracterização e classificação dos três tipos de rochas (ígneas, metamórficas e sedimentares) e seus minerais. Isto inclui a identificação de minerais e descrição de rochas ao microscópio – o que, na maioria dos cursos de Geofísica, é bem menos explorado.
Assim, a paleontologia (estudo dos fósseis) é outra disciplina importante da Geologia, não muito enfatizada na Geofísica. Por essa razão, a biologia costuma ser uma das disciplinas do primeiro ou segundo ano da graduação em Geologia.
Será que Geologia é o curso ideal para mim?
Currículo de Geofísica
O curso de graduação em Geofísica, por sua vez, costuma se deter, com mais profundidade que o de Geologia, nas características das rochas quanto à radiação, condutivididade elétrica e suscetibilidade magnética, entre outras propriedades físicas. A Geofísica se interessa, em particular, pelas respostas das rochas à passagem de ondas e de pulsos elétricos, por exemplo. O geofísico precisa também ter domínio sobre o instrumental a ser utilizado para a prospecção indireta do subsolo. Em termos de disciplinas básicas do curso de graduação, isto requer formação forte nas disciplinas de física e de cálculo.
O curso de Geofísica é ideal para mim?
Mercado de trabalho
Os nichos de mercado de trabalho do geólogo e do geofísico são muitas vezes os mesmos (exploração de petróleo, geologia ambiental, mineração), porém os dois profissionais se ocupam de etapas ou tarefas distintas, ainda que relacionadas. Na perfilagem de poços, por exemplo, enquanto o geofísico seleciona e executa os métodos de prospecção indireta, o geólogo descreve testemunhos de sondagem e amostras de calha e tenta correlacionar as mudanças nas respostas geofísicas com as características composicionais das rochas.