Antes de começar a falar sobre o curso de Publicidade e Propaganda, vamos fazer um acordo? Desta vez, vamos abordar o curso como se fosse um comercial. Cada informação é uma cena. Trato feito (espero que vocês tenham aceitado, né?), vamos ligar a câmera.
Cena 1: apresentação do personagem. O publicitário é um profissional especializado em campanhas e peças publicitárias. Ele trabalha para apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua venda ou garantir a boa imagem da marca.
Corta.
Cena 2: a trajetória do personagem, ou, o curso que ele fez. A graduação em Publicidade e Propaganda é focada em ambiente promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet. Dentre as disciplinas que compõem a grade, estão: fotografa, redação publicitária, computação gráfica, administração e economia.
Corta de novo.
Cena três: o local onde posso encontrar o publicitário, sinônimo de mercado de trabalho. Há, quase sempre, vagas para este profissionais. O fato da demanda ser grande não quer dizer que é fácil construir uma carreira nesta área. A competição, principalmente nas grandes capitais, é enorme. Quer uma dica? Uma boa área para investigar é a publicidade digital, em alta, atualmente
Último corte.
Cena quatro: este filme sobre Publicidade e publicitário têm vários finais, você quem escolhe o desfecho. Se optar por esta profissão, tem um leque de segmentos para explorar. Te damos a lista abaixo. Agora, é com você. Boa sorte e bons estudos.
// O que você pode fazer
Atendimento
Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa.
Criação
Produzir campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto.
Gerência de produto
Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto.
Marketing
Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o consumidor.
Mídia
Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, TVs, revistas e internet.
Pesquisa
Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público.
Produção
Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites.
Promoção de vendas
Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de produtos diversos em restaurantes, supermercados e outros pontos de venda.