História da Arte: definição, curso e mercado
Você gosta de exposições? Fica inquieto com telas ou intervenções urbanas? Talvez o curso de História da Arte seja uma boa opção para você. Nesta graduação, os estudantes se debruçam sobre a cultura e examinam desde manifestações tradicionais até segmentos contemporâneos, como a fusão entre arte e tecnologia.
O curso é bem puxado. Requer dedicação e muito estudo. No grupo de disciplinas básicas, estão: filosofia e antropologia, sociologia e jornalismo cultural. No grupo de matérias específicas, figuram disciplinas de crítica e curadoria, estética, história do cinema e da fotografa e montagem de exposições. A duração média do bacharelado é de quatro anos.
>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de História da Arte
E os empregos? Notícia boa, a o oferta de vagas está em expansão. “As leis de incentivo à cultura, sejam federais, estaduais ou municipais, representam um grande fortalecimento para o mercado de profissionais de arte”, diz Fabio Cypriano, coordenador do curso Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC-SP e crítico de arte da Folha de S.Paulo.
E o que você vai fazer? Se atuar como crítico, vai escrever textos analisando obras e exposições. Se preferir ser curador, vai selecionar trabalhos e idealizar mostras. Mas há outras áreas de atuação. Veja abaixo outros segmentos. Caso fique com dúvidas, procure um profissional da área. Ele pode dar bons conselhos. Boa sorte.
// O que fazer?
Curadoria
Conceber, montar e supervisionar exposições.
Crítico de arte
Analisar determinada obra ou exposição e opinar a respeito dela.
Gestão
Administrar e propor ações em museus, galerias, centros culturais e institutos de arte.