O que você pode fazer se cursar Comércio Exterior
Pode reparar, na televisão, vira e mexe, você ouve que tal país vende mercadorias para outro país. Na teoria, parece tudo simples, mas não é. Há especialistas em compras e vendas entre nações. Se você quiser adentrar esta área, uma boa opção é o curso de bacharel em Comércio Exterior.
>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Comércio Exterior
A graduação tem quatro anos de duração. A matriz curricular é recheada de disciplinas de Exatas, como: matemática financeira, administração, economia, contabilidade e estatística. Para dar uma equilibrada, há também disciplinas de Humanas: sociologia, inglês, espanhol e comunicação empresarial. O estágio e o trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.
Antes de escolher esta opção no vestibular, você precisa saber mais sobre as atribuições deste profissional. Dá uma olhadinha na lista abaixo.
>> O que você pode fazer?
// Agenciamento de carga Contratar frete e seguro internacional e acompanhar embarque e desembarque de mercadorias.
// Análise Servir de intermediário para o fechamento de contratos de compra e venda com empresas estrangeiras, de acordo com a legislação vigente.
// Consultoria Assessorar empresas de médio e pequeno portes que desejem iniciar negociações internacionais.
// Cotação Fazer cotação de moedas internacionais e de produtos.
// Gestão Estudar e determinar o mercado com o qual se deseja operar e elaborar os objetivos e as metas da exportação.
// Logística Determinar a forma de transporte dos produtos.
// Marketing internacional Fazer a análise de mercado e adaptar as mercadorias para a cultura local onde o produto será comercializado
” – E os locais de trabalho?”, você deve estar se perguntando. Você pode ser empregado em empresas importadoras ou de logística, empresas privadas dos mais diversos setores, instituições financeiras, agências governamentais de desenvolvimento econômico, empresas de câmbio e de seguro.