Química ou Engenharia Química? Veja as diferenças entre os cursos

Você se interessa pela área de química e parecia tudo resolvido em relação ao curso que vai prestar. Mas eis que uma dúvida surge: “devo fazer Química ou Engenharia Química?” Saiba aqui as principais diferenças entre eles, segundo informações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), para escolher a graduação que mais combina com você.
Vamos começar com a definição de Química: é a ciência que estuda a estrutura, as propriedades e as transformações das substâncias e dos materiais.
Com o curso de Química, você terá uma formação mais profunda na ciência Química, ou seja, entenderá o porquê das propriedades das substâncias (e suas misturas) e das transformações químicas.
Para dar conta disso, o currículo traz conteúdos básicos de matemática e física, mas se foca mesmo nos fundamentos da Química (que ocupa mais da metade da carga horária do curso), com disciplinas como química inorgânica, química orgânica, físico-química, bioquímica e química ambiental, entre outras.
Já o curso de Engenharia Química se concentra no processo industrial: nas operações que produzem transformações físicas, químicas e bioquímicas com o objetivo de obter produtos em escala industrial.
No currículo, ganham espaço disciplinas como processos químicos industriais e gestão. Matérias como matemática e física, por exemplo, continuam existindo, mas de forma aplicada (como Matemática e Computação; e Física Básica Aplicada).
Áreas de atuação
O engenheiro químico planeja, desenvolve e gerencia esses processos industriais – ele projeta, por exemplo, equipamentos e sistemas envolvidos nessas operações.
O químico, por sua vez, também pode trabalhar na indústria, mas em escala laboratorial (pequena escala), de produtos como combustíveis, plásticos, cosméticos, tintas etc. Outro campo que demanda muitos químicos é a educação, para dar aulas no Ensino Fundamental e no Médio (mas para lecionar é preciso fazer o curso de licenciatura em Química).
Ambos, químico e engenheiro químico, ainda podem atuar em empresas de consultoria, em órgãos de regulação ambiental e na pesquisa científica desenvolvida nas universidades, em institutos de pesquisa ou em empresas.
Vídeo: O que faz um químico?
Vídeo: Engenharia Química