O bacharel em Biotecnologia é um ser bem relacionado. Agrega conhecimentos de diversas áreas: biologia, química, física, estatística e informática.
Pode atuar em diversos campos. Caso se dedique à microbiologia, ele estudará fungos, bactérias, vírus e protozoários. Se preferir a área de imunologia, vai desenvolver vacinas e medicamentos. Há também a possibilidade de trabalhar em órgãos de controle, na fiscalização da água e do solo.
>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Biotecnologia
O bacharelado em Biotecnologia tem duração de quatro a cinco anos. A formação acadêmica capacita o profissional em atuar em diferentes áreas, diferente do curso tecnológico que forma especialistas em gestão e processos biotecnológicos.
O mercado de trabalho é bastante receptivo aos profissionais de biotecnologia. A demanda tem aumentado nos últimos anos. O salário inicial é de R$ 1,8 mil.Veja abaixo todos os campos de atuação do biotecnólogo.
// Meio ambiente
Estudar processos biotecnológicos para a recuperação de solos e o aprimoramento da agricultura. Pesquisar a poluição e a contaminação do ar, da água e do solo por microrganismos.
// Alimentos e bebidas
Acompanhar a produção de alimentos e bebidas que levem microrganismos em sua composição, como queijos e cervejas.
// Saúde
Pesquisar o uso de microrganismos na produção de medicamentos e vacinas. Identificar micróbios causadores de doenças em laboratórios de análises clínicas e institutos de pesquisa. Atuar na prevenção, no controle e no combate a infecções hospitalares.
// Agronegócios
Aprimorar técnicas de combate a pragas e doenças nas lavouras e nos rebanhos.