Você conhece o curso de Secretariado?
Este bacharelado é novo, então, é comum ter dúvidas. A primeira coisa que você precisa saber é que este profissional é responsável por prestar assessoria dentro de empresas, instituições públicas ou privadas, no que diz respeito ao planejamento, à organização e à rotina de trabalho.
O curso, com duração de quatro anos, fornece formação básica em responsabilidade social, finanças, gestão de pessoas e contabilidade. Há também uma parte do currículo voltada para Ciências Humanas e Sociais, em que os alunos se debruçam sobre arte, cultura e cidadania.
Se você quer se capacitar em menos tempo, há a opção do curso técnico. Você fica no banco da faculdade por dois anos e sai com uma formação menos teórica e mais prática. Vai, desta forma, colocar a mão na massa, manipulando arquivos, atendendo ao público, cuidando de agendas e traduções.
>> Saiba mais sobre o curso de Secretariado
E o mercado? Olha, com avanço da informatização, os postos diminuíram e você tem que se esforçar mais. É necessário agregar conhecimento em outras áreas, como organização de eventos, montagem de planilhas de custo, redação e tradução.
Quer entrar nessa? Veja abaixo as principais áreas de atuação do secretário executivo. Caso tenha dúvidas, procure um profissional. Saiba mais sobre o cotidiano dele, afinal, é o seu futuro.
// O que você pode fazer
Assessoria e consultoria
Atuar como assessor ou consultor autônomo, atendendo executivos na realização de encontros de negócios e eventos, como seminários e palestras.
Secretariado
Trabalhar com arquivamento, atendimento ao público e telefônico e organização de agendas.
Secretariado executivo
Assessorar executivos em reuniões e participar de decisões da rotina da empresa, atendendo clientes e fornecedores, organizando arquivos, redigindo documentos. Gerenciar processos administrativos, de controle de qualidade, informações, equipes e comunicações internas e externas da sua área.
Tradução e Interpretação
Escrever textos em idiomas estrangeiros e traduzir documentos para o português. Fazer a tradução simultânea em reuniões e congressos.