O curso de Secretariado Executivo forma profissionais que formam profissionais que prestam assessoria dentro de empresas, instituições públicas ou privadas, no que diz respeito ao planejamento, à organização e à rotina de trabalho.
Este bacharelado tem duração de quatro anos. A grade curricular é composta por disciplinas de Ciências Humanas e Sociais. Dentre as matérias básicas, estão: finanças pessoais, contabilidade, arte e cidadania. No conjunto mais específico, há: redação empresarial, protocolo e etiqueta.
>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Secretariado Executivo
Para quem quer uma formação mais específica e com menos tempo de duração, há o curso de tecnólogo. Em dois anos, você se capacita para atuar em automação de escritório e desempenhar tarefas como transferências eletrônicas e gerenciamento de informações de negócios.
Com o avanço da informática, o mercado de trabalho tem se tornado mais competitivo. É preciso ir além e agregar a formação básica conhecimentos em outras áreas, como organização de eventos, montagem de planilhas de custo, redação e tradução.
Há ofertas de emprego em todo país, porém, a demanda é maior em estados que têm grande concentração de indústrias e empresas de grande porte, como a região metropolitana de São Paulo. Crescem também as oportunidades no terceiro setor, em associações e organizações não governamentais (ONGs).
Gostou do curso, mas quer mais opções de áreas de atuação. Veja a lista abaixo e escolha onde quer atuar. Caso tenha dúvidas, procure um profissional e saiba mais sobre a sua rotina. Estas informações, colhidas in loco, podem te ajudar. Boa sorte.
Assessoria e consultoria
Atuar como assessor ou consultor autônomo, atendendo executivos na realização de encontros de negócios e eventos, como seminários e palestras.
Secretariado
Trabalhar com arquivamento, atendimento ao público e telefônico e organização de agendas.
Secretariado executivo
Assessorar executivos em reuniões e participar de decisões da rotina da empresa, atendendo clientes e fornecedores, organizando arquivos, redigindo documentos. Gerenciar processos administrativos, de controle de qualidade, informações, equipes e comunicações internas e externas da sua área.
Tradução e Interpretação
Escrever textos em idiomas estrangeiros e traduzir documentos para o português. Fazer a tradução simultânea em reuniões e congressos.