Sempre dizemos que é importante ler, ler bastante para escrever melhor. Então, estamos iniciando uma série de posts no nosso blog para exemplificar como isso acontece. Lendo, adquirimos vocabulário rico e variado, aprendemos a fazer uso adequado das palavras para ilustrar e argumentar, passamos a pontuar corretamente o texto e a articular melhor as ideias.
Neste primeiro post você vai ver como adquirir riqueza verbal. Na linguagem oral dizemos, por exemplo, que o avião chegou e partiu, o navio chegou e partiu, e assim também o automóvel, o foguete, o míssil etc. É uma forma simples de se expressar, mas pobre em redação. Utilizar verbos adequados para cada caso enriquece seu texto, assim como deslocar esses verbos para criar outras conotações e sentidos. Veja como lendo podemos adquirir diferentes verbos que podem enriquecer seu futuro texto.
- O navio zarpou. A embarcação atracou.
- O avião decolou e aterrissou bem.
- O médico diagnosticou a doença, e prescreveu o remédio para o mal.
- O submarino emergiu, depois submergiu.
- O míssil foi disparado e atingiu o alvo.
Utilizar o verbo corretamente em cada caso torna seu texto mais preciso.
Agora, veja exemplos de textos enriquecidos exatamente pelo oposto, o uso de um verbo em outra situação para criar novas conotações. Isso revela ao leitor – o corretor da prova – o seu domínio da língua.
- O ministério diagnosticou corretamente as causas da inflação.
- Após diagnosticar uma inflação em alta pelo aumento do crédito e do consumo, o Banco Central prescreveu o mais tradicional dos remédios para esse mal, que é elevar a taxa de juros.
- A renúncia do ministro atingiu o Congresso como um míssil.
- Após defender-se das acusações, o parlamentar emergiu fortalecido da crise.
- A cidade mineira de Bento Rodrigues submergiu em um aluvião de lama e tristeza.
- O candidato decolou nas pesquisas.