Análise da redação “Aproximar X afastar: o paradoxo da comunicação moderna”, do vestibular PUC-Rio de 2001

Na redação a ser analisada, o candidato realmente mereceu a nota máxima no texto, tanto pelo tema (que foi muito bem discutido, tanto por falar de implicações do computador em situações mais formais, como escola e trabalho, quanto em informais, como bate papo), quanto por vários fatores fundamentais a uma dissertação, demonstrado em fatores como o título, uso da norma culta do idioma e estrutura argumentativa.
Leia na íntegra a redação “Aproximar X afastar: o paradoxo da comunicação moderna”
Confira a proposta de redação PUC-Rio, vestibular 2001
Título – “Aproximar X afastar: o paradoxo da comunicação moderna”
Iniciamos logo pelo título. Foi exigido que fosse criativo. Tal quesito foi muito bem cumprido, uma vez que a ideia norteadora do texto já foi apresentada de forma clara, principalmente, devido à presença do aposto “o paradoxo da comunicação moderna”, demonstrando que a redação apresentará uma relação de dualidade (benefícios e malefícios das implicações do computador).
Domínio da língua e da estrutura do texto
Em relação ao domínio gramatical, é possível perceber nas duas primeiras linhas que ele existe, principalmente pelo bom conhecimento em crase (a primeira expressão do texto, “às vezes”, já a traz de maneira correta), acentuação (demonstrada pela palavra “contínuo”) e pontuação (pelos adjuntos adverbiais isolados com vírgulas corretamente).
Porém, o mais importante nesse texto é a estrutura claramente dissertativa. Na proposta, foi pedido que houvesse introdução, desenvolvimento e conclusão. Tais partes são notáveis no decorrer. O primeiro parágrafo (introdução) contextualiza bem o tema e já deixa claro o assunto (impacto do computador), principalmente no final (“impactando profundamente as formas de contato moderno).
O desenvolvimento do texto não fica atrás em qualidade. Os três parágrafos apresentam claramente o tópico frasal (ou seja, ideia principal a ser abordada, o argumento) antes das ideias periféricas (as que irão embasar o argumento). Repare que isso ocorre nitidamente nos parágrafos dois, três e quatro. Por fim, a conclusão chega da maneira que deveria ser: uma retomada total do texto e sem inserir ideias novas.
Note, também, que houve uma argumentação crescente no desenvolvimento. Incialmente, são mencionados impactos do computador nas relações pessoais. Depois, na cultura. Por fim, é trazido um contraponto que torna mais completa a abordagem temática.
Inegável que tudo foi bem trabalhado, não houve falhas no trabalho do tema, formulação de título, uso das regras da norma culta e, principalmente, estrutura dissertativa. Não existe outra nota possível para esse texto além do “Dez” que, merecidamente, recebeu.
* Texto feito pela professora Lilica: Liliane Negrão Pinto – professora de Redação do Curso e Colégio Oficina do Estudante – Campinas/SP