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Análise da redação do vestibular 2013 da UFSC: Fontes de Energia no Brasil

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h49 - Publicado em 21 out 2013, 19h39
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Com base na proposta de redação extraída do vestibular 2013 da UFSC, o estudante deveria escrever um texto dissertativo sobre as alternativas para a geração de energia elétrica no Brasil do século XXI.

Confira abaixo a íntegra do texto escolhido:

Brasil, rico em fontes de energias limpas

A maior fonte de energia elétrica do Brasil provém das usinas hidrelétricas, 75%. Estima-se que o potencial hidráulico do Brasil seja da ordem de 260 GW – segundo dados do Atlas de Energia Elétrica do Brasil, Aneel, 2008. Isso devido às grandes reservas de água doce que nosso país, e um relevo favorável, pois maior parte do território nacional encontra-se num relevo de planalto, o que facilita na geração da energia devido à força da água.

Mas também temos um grande potencial para utilizarmos recursos naturais e energias renováveis, como a eólica e a solar. O Brasil é favorecido em termos de ventos, caracterizam-se por uma presença duas vezes maior do que à média mundial, e somos privilegiados em termos de radiação solar. Mas mesmo com todas essas vantagens, ainda produzimos energia térmica através da queima de carvão, ou através das usinas nucleares de angra I e II. E, ainda, importamos uma parcela considerável de energia. Sabemos que estes tipos de energias são prejudiciais ao meio ambiente e contribuem para o aquecimento global, ou até em acidentes catastróficos, no caso das usinas nucleares. Assim como já ocorridos no mundo, como exemplos o acidente de Chernobyl e recentemente no Japão, na usina de Fukushima. 

Devemos pensar no futuro, deixarmos de lado o consumo destas energias prejudiciais ao planeta, e sim, cobrarmos investimentos das autoridades competentes no uso de energia renovável. Os dados comprovam que o Brasil pode ser uma grande potencia no uso dessas energias. Segundo o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro de 2010, temos um potencial de geração de energia eólica de 143,5 mil MW. Isto é apenas um exemplo quão amplo é nosso potencial para gerarmos energias limpas e renováveis.

Análise da redação do vestibular 2013 da UFSC: Fontes de Energia no Brasil

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Confira abaixo a análise da da professora de redação da Oficina do Estudante, Ednir Barboza:

A proposta de redação sugere um texto dissertativo expositivo. Deve versar sobre as alternativas para geração de energia elétrica no Brasil, a partir do gráfico apresentado. É lógico que o aluno terá que trazer informações próprias, uma vez que a coletânea é bem restrita.

Uma opção de escrita seria, primeiramente, uma apresentação do gráfico, ponderando todas as informações ali colocadas. Depois, incluiria outros dados e uma análise final sobre alternativas de outras fontes menos exploradas atualmente. Caberia, ainda, uma ponderação crítica sobre as vantagens e desvantagens dessas alternativas apresentadas.

Vejamos, agora, o texto do aluno.

Vamos por partes.  O trecho inicial do 1º parágrafo fala de energia hidráulica – aponta a porcentagem que representa no Brasil – e traz uma informação (potencial  hidráulico), entretanto não aproveita este dado para fazer uma análise. Temos muito/pouco/suficiente? É viável utilizar mais? Portanto, a informação que ele trouxe, como coletânea externa, não foi bem aproveitada.

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No trecho seguinte, ele aborda outras fontes, mas, também aqui, não faz uso correto da informação. Quanto representam, percentualmente, essas outras fontes energéticas? Isso o texto não menciona, e deveria! Portanto, mais uma vez, o texto traz informações que não contribuem com a dissertação expositiva.

No segundo parágrafo, a aluno fala das fontes energéticas prejudiciais ao meio ambiente que, por isso, deveriam ser abolidas. No final do segundo e do último parágrafo, ele aponta o potencial energético do Brasil, e conclama as autoridades a investirem em energias limpas.

O texto, embora  trate do tema, não o faz de modo adequado. As informações ficam soltas , sem a devida conexão entre si  que levariam a uma análise de alternativas para fontes de energia no Brasil, como sugerido na proposta.

Além desse problema na manipulação das informações, o texto apresenta alguns deslizes de linguagem. Veja a primeira frase: a porcentagem aparece solta no final. O correto seria escrever:Setenta e cinco por cento da fonte de energia no Brasil provém das usinas hidrelétricas”.

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Na sequência, há outro trecho confuso: “Isso devido às grandes reservas de água doce que nosso país, e um relevo favorável, pois maior parte do território nacional encontra-se num relevo de planalto, o que facilita na geração da energia devido à força da água.” O correto seria: Isso devido às grandes reservas de água doce que nosso país possui, além do relevo de planalto favorável à geração de energia pelas quedas de água.

Mais um trecho do mesmo parágrafo:  “O Brasil é favorecido em termos de ventos, caracterizam-se por uma presença duas vezes maior do que à média mundial, e somos privilegiados em termos de radiação solar.” Seria mais claro dizer:  O Brasil é favorecido em  ventos cuja presença é  duas vezes maior do que a média mundial; além disso, somos privilegiados em radiação solar.

O segundo parágrafo inicia-se com uma expressão inadequada a textos deste tipo: “Mas mesmo com…”. Melhor seria: “Mesmo com todas…” ou “ Apesar de todas…”

O trecho: “Devemos pensar no futuro, deixarmos de lado o consumo destas energias prejudiciais ao planeta, e sim, cobrarmos investimentos das autoridades competentes no uso de energia renovável.”  Precisaria ser menos pessoal e ter um viés mais objetivo, como: “É imprescindível olhar para o futuro, deixando de lado essas energias prejudiciais. Urge que as autoridades competentes busquem energias renováveis. O Brasil é pródigo nessas fontes naturais.”

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Avaliação final: Observe que o texto traz informações úteis e interessantes para o desenvolvimento da proposta. Poderia ter sido um bom texto se um projeto de texto tivesse precedido a escrita. Faltou habilidade em explorar a língua a serviço da exposição das ideias.

 

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Análise da redação do vestibular 2013 da UFSC: Fontes de Energia no Brasil
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