Análise da redação para a proposta do Enem 2012
Foto: Alexander Koerner/Getty Images
Com base na proposta de redação extraída do Enem 2012 (clique para ver), o estudante deveria escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “O MOVIMENTO IMIGRATÓRIO PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI”, apresentando proposta de intervenção que respeitasse os direitos humanos.
Leia o texto escolhido, com os comentários (em vermelho) da professora de redação da Oficina do Estudante, Ednir Barboza:
Imigração: a busca por uma vida melhor
Desde a sua descoberta, em 1500, o Brasil sempre foi uma terra disputada. No século XXI a disputa não caracterizou-se (não se caracterizou) pela ganância de riqueza e sim de imigrantes (pela chegada de imigrantes ) em busca de melhores condições de vida.
Dentre os inúmeros motivos que levaram e levam esses imigrantes virem para o Brasil, é incontestável que as condições humanitárias e infraestrutura de seus países lhes obrigam a procurarem um lugar melhor. Por outro lado, nem sempre o “lugar melhor” está preparado para receber tais imigrantes.
Atualmente (Trocar por “recentemente”), observa-se que houve um aumento no número de imigrantes vindos principalmente do Haiti.[Faltou justificar] Porém, o que se percebe é que o Brasil não tem infraestrutura e tampouco condições sociais para receber tais pessoas [justificar]. Ainda convém lembrar que os imigrantes, em sua maioria, têm uma profissão e estão em busca de emprego e melhores condições de vida, não de esmolas como alguns pensam.[analisar esse dado]
Levando-se em conta o que foi observado, a entrada de imigrantes no Brasil não um problema, o problema é a falta de políticas para receber os mesmos [e isso não é problema?] Criar uma carteira para o imigrante, regulamentar seus documentos e haver [disponibilizar] escolas preparadas em ensinar língua portuguesa, ajudará o governo a arrecadar mais dinheiro através de impostos e ter mão de obra à disposição.
Comentários da professora sobre a redação:
1. A parte de escrita está anotada no próprio texto- foram grifados em amarelo os trechos que deveriam ser melhorados do ponto de vista da linguagem. Entre colchetes e em negrito, comentários do que ficou faltando em relação ao conteúdo.
2. O texto apresenta algumas ideias interessantes e pertinentes:
a) o Brasil sempre foi alvo do interesse imigratório (1ºparágrafo). Entretanto houve um salto muito grande entre as duas datas ali mencionadas: 1500 e século XXI . Entre esses períodos, não aconteceu nada? Seria importante elaborar, pois isso justificaria a referência ao interesse dos imigrantes pelo Brasil;
b) bem lembrado o fato de que os imigrantes vêm em busca de melhores condições de vida (2ºparágrafo). Faltou, entretanto, uma ligação(coesão) desse parágrafo com o anterior. É sempre bom ressaltar que o texto dissertativo deve ser coeso, interligado, sequencial. Também pertinente a referência de falta de preparo brasileiro para receber imigrantes. Entretanto, essa ideia não teve desenvolvimento. Ficou isolada, sem a complementação que seria apropriada num texto dissertativo;
c) o 3º parágrafo faz uma referência à coletânea quando aborda os imigrantes do Haiti. Embora a ideia geral sobre essa imigração seja boa, também aqui, não houve desdobramento, com análises dos dados apresentados. Poderia ter sido feita uma contextualização do caso dos haitianos: a tragédia natural que deslocou e desalojou milhares e milhares de pessoas, inclusive profissionais competentes;
d) no último parágrafo, quando o aluno se propôs a fazer a intervenção, que é exigida pela proposta, faltou mais firmeza na elucidação das medidas que poderiam ser tomadas e a forma (política ou financeira) de se realizar isso. Sugerir que o Brasil poderia se beneficiar da imigração –via impostos ou mão de obra especializada – foi uma ideia interessante que deveria ter sido melhor explorada, até para se justificar as ações mencionadas como forma de acolher e adaptar os imigrantes.
Conclusão: é um texto que poderia ter obtido uma boa nota, se o conteúdo tivesse sido melhor explorado. No entanto, as dificuldades de escrita e a falta de estrutura correta, comprometem a qualidade da redação.
Redação regular.