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Redação para o Enem e Vestibular

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Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
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Análise de redação: Caminhos para uma sociedade ética

Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 3 de julho

Por redação
6 jul 2017, 18h22
Análise de redação: Caminhos para uma sociedade ética
(Berezko/iStock)

Com base na proposta do dia 3 de julho (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “Os caminhos para uma sociedade mais ética”. Os textos ainda podem ser enviados até o dia 16 de julho. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Palavra escrita.

Consciência ética

A ética questiona os valores morais, é algo inerente à consciência de cada um, pois ela rege o comportamento humano no meio social [1]. Mas esse conceito não é colocado em prática, principalmente se os interesses individuais estiverem em jogo. Isso [2] é culpa da educação familiar e dos atos corruptos praticados rotineiramente [3].

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O exagero em “passar a mão” na cabeça dos filhos pode ter graves consequências no futuro. Os pais muitas vezes pecam no ato de educar, pois em algumas, ou em todas, as situações encobrem e incentivam-nos às práticas ruins, como por exemplo, colar nas provas escolares, faltar às aulas por motivos banais ou [verbo] alguma atitude que visa obter vantagem sobre os coleguinhas. Isso [4][2] gera um indivíduo egoísta, que não conseguirá conviver [5] bem em um grupo social.

Outro fator são as práticas dos “pequenos” atos de corrupção feitos incoscientimente [6], ou não, pelas pessoas. Algumas atitudes como: furar a fila, apropriar-se de algo que não é seu e outras atividades relacionadas ao benefício próprio fazem parte do cotidiano, e isso, consequentemente [7], torna-se um mal [8] hábito que afeta todos os indivíduos de forma direta ou indireta.

Para conseguir viver [9] em uma sociedade melhor, portanto, é necessário uma atuação [10] conjunta dos pais e professores, através [11] de conversas, momentos de reflexão, atividades lúdicas com fundamentos filosóficos e repreensão de comportamentos antiéticos. Dessa [12] forma, é [13] possível despertar uma consciência ética nesses cidadães [14] desde cedo.

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Correção

[1] Incoerente: como algo inerente à consciência humana não é posto em prática? Seria melhor buscar uma definição mais precisa de ética. Já que a redação não foi feita em situação de prova, que tal aproveitar para consultar alguma fonte? Nesse caso, até mesmo o dicionário pode ser útil.
[2] O correto seria “isto”.
[3] A corrupção é então causa da falta de ética? Não seria consequência? Procure discutir com mais clareza e precisão as relações de causa e efeito.
[4] Melhore os recursos de coesão.
[5] Escolha lexical: “conviver” pressupõe a existência do grupo.
[6] Ortografia incorreta – o certo é “inconscientemente”.
[7] Relação não está clara: aprendemos a não ser éticos ao observar atos antiéticos?
[8] Ortografia: reveja a diferença entre “mal” (advérbio) e “mau” (adjetivo).
[9] A formulação faz parecer que há alguém (quem?) tentando viver em uma sociedade melhor… Repense as escolhas lexicais.
[10] Erro de concordância: o correto seria “é necessária uma atuação”.
[11] O correto seria “por meio”.
[12] O correto seria “desta”.
[13] Mais correto seria “será”.
[14] Atenção ao plural: “cidadãos”. A quais cidadãos você se refere? O texto parecia discutir um problema coletivo…

Avaliação do texto

Nota: 600

A compreensão da proposta de redação e a boa organização do conteúdo do texto mostram que você está no caminho certo. Faltou articular melhor os argumentos, garantindo uma boa progressão. Por isso, para continuar desenvolvendo as competências, o mais importante é atentar para a importância das relações entre os argumentos que irão constituir o seu ponto de vista.

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Aproveite oportunidades como esta para conhecer e discutir os assuntos problemáticos da atualidade: o repertório é uma etapa importante da preparação para o Enem, pois é conhecendo um problema que nos tornamos capazes de discutir as suas possíveis causas e origens, as consequências que podemos observar, as dificuldades envolvidas na tentativa de resolvê-lo – habilidades exigidas e avaliadas no texto dissertativo-argumentativo.

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