Com base na proposta do dia 24 de abril (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “O combate ao comércio ilegal de animais silvestres”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.
Tráfico de animais silvestres: um problema secular
No limiar do século XVI, com a chegada oficial da colonização portuguesa ao Brasil, cultivou-se a ideia de que nossos recursos [1]são infinitos. A exploração da flora e, a posteriori, da fauna brasileira eram vistas como fontes de renda para a colônia portuguesa, por meio da política do mercantilismo. Percebe-se, atualmente, que o problema está intrinsecamente associado à realidade brasileira, seja pela ineficiência das leis, seja pela dificuldade de fiscalização.
[3]É inegável que a questão constitucional e [4]sua aplicação estejam entre as causas do problema. Para Saint-John Perse, a democracia, mais do que qualquer outro regime, exige o exercício da autoridade. Nesse contexto, é possível perceber que a morosidade da justiça brasileira vai de encontro ao princípio do sociólogo, servindo de salvo conduto para criminosos – já que as leis são leves e não promovem uma punição adequada à gravidade do problema. Dessa forma, o reforço da prática da regulamentação de leis rígidas como forma de combate à problemática é uma necessidade, e não um fato opcional.
[5]territorial, dificulta a fiscalização do contrabando de animais silvestres. Segundo dados divulgados pelo IBGE, cerca de 38 milhões de animais silvestres são retirados todos os anos de seu habitat e nicho ecológico. Assim, as ações de criminosos não só submetem os animais a condições insalubres de vida, mas também promovem o esvaziamento das florestas.
[6]É evidente que medidas são, portanto, necessárias para resolver o impasse. Segundo Nelson Mandela, são as ações positivas as responsáveis pela mudança do mundo. Diante disso, a população deve ter papel ativo para a solução do problema, denunciando essa problemática através de vias onlines ou mesmo ramais de telefonia. Ademais, o Governo Federal deve dedicar parte da arrecadação da Receita para criar programas de monitoramento por meio de satélites, que possibilitem a real fiscalização desse problema. Por fim, o Legislativo deve criar leis que punam de forma mais severa os criminosos, tornando essa problemática um crime hediondo.
Análise da redação do aluno
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:
[1] Correto: eram.
[2] Correto: quinto.
Competência II – Compreender a proposta:
Compreendeu a proposta e demonstra domínio do gênero dissertativo-argumentativo.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:
[3] Argumentação que configura autoria.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:
[4] Use sempre o paralelismo sintático. Ele consiste em uma sequência de expressões com estrutura idêntica: “É inegável que a questão constitucional e A sua aplicação…”
[5] Demonstra domínio dos recursos coesivos.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:
[6] Boa proposta de intervenção para o problema.
Nota: 960