Análise de redação: Debate sobre doenças mentais
Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 10 de abril
Com base na proposta do dia 10 de abril (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “A necessidade de debater as doenças mentais”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.
[1]Segundo Émile Durkheim, um dos célebres teóricos do Período Oitocentista, a sociedade pode ser comparada a um “organismo vivo” por apresentar mecanismos funcionais integrados. Hodiernamente, contudo, a banalização das relações humanas construídas ao longo da consolidação do capitalismo moderno atua como um catalisador do aparecimento de psicopatologias, modificando a concepção contemporânea de saúde pública. Destarte, a integração entre os segmentos do “organismo biológico” não é realizada e, consequentemente, não apenas os índices de enfermidade são afetados, mas também o aprimoramento social.
A priori, é fundamental pontuar que a intensificação da ocorrência de agravos mentais é um fator histórico e conjuntural. Isso ocorre em função das modificações socioculturais emergidas pela globalização e com a ratificação do sistema econômico neoliberalista. Nesse contexto, seguindo conceitos do falecido sociólogo polonês Zygmunt Bauman sobre a liquidez da modernidade, as interações dos indivíduos com seus semelhantes e o ambiente tornaram-se mais fluidas e menos concretas. Como resultado, a ausência de profundidade no contato interpessoal cria um extremo vazio íntimo e emotivo, tornando mais frequente a assiduidade das psicopatologias.
[5]A posteriori, é indispensável destacar, ainda, que,[3] o agravamento das mazelas psíquicas causa uma enorme disfunção da saúde pública. Isso decorre da facilidade com que agentes externos conseguem impactar a estabilidade fisiológica humana. Em vista disso, o atual padrão de vida pautado na busca incansável por uma melhor colocação no mercado de trabalho e promoção pessoal propicia à população um ideal nunca alcançável. Por conseguinte, transtornos de ansiedade, distúrbios de pânico e depressão fazem-se presentes em um extrato social significativo, como ilustra os dados da Organização Mundial da Saúde, que mostram que, somente no Brasil, aproximadamente 20 milhões sofrem com tais disfunções, exemplificando a desarticulação entre integridade do trabalhador e as atividades exercidas.
Fica evidente, portanto, que,[4] o fortalecimento das patologias mentais nos dias recentes é fruto das mudanças socioculturais no estilo de vida dos indivíduos. [6]A fim de que essa situação seja revertida, o Executivo Federal, por meio do Ministério da Saúde, deve criar núcleos de atenção psicológica primária, fornecendo profissionais qualificados e estimulando um tratamento baseado na comunicação entre pacientes diagnosticado com quadro semelhantes, favorecendo a desconstrução da ideia de superficialidade de relações. Ademais, é necessário que os grandes postos de trabalho disponibilizem aos seus empregados espaços de eliminação do estresse cotidiano, o que poderia ser realizado com o estabelecimento de salas de descanso, locais especializados de descontração e com o uso de palestras de conscientização psicossocial, atenuando a gênese de novos problemas nos funcionários. Em síntese, materializando tais medidas, o “corpo orgânico” de Durkheim estará sendo integrado e pautado em um ambiente muito mais coeso e saudável.[2]
>> Veja algumas dicas de redação
Análise da redação do aluno
O aluno escreveu um ótimo texto. Apresentou bom entendimento sobre o tema, boas ideias, argumentos bem estruturados, além de trazer referências para o texto.
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: A redação está muito bem escrita e a pontuação correta.
Competência II – Compreender a proposta: O aluno compreendeu muito bem a proposta.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:
[1] Ótimo parágrafo introdutório.
[2] A redação está muito boa. Está conexa com os argumentos, todos relacionados. Vê-se que o aluno entende do assunto e estudou para isso.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:
[3] Eu retiraria essa vírgula, essa pausa é desnecessária.
[4] Igualmente, essa vírgula não é necessária.
[5] Os conectivos são muito bons. O aluno utiliza vários e não faz uso do mesmo sempre.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:
[6] Ótima solução para o problema. Coerente com o que foi abordado ao longo do texto.
Nota: 960