Análise de redação: Educação na ressocialização de detentos
Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 29 de maio
Com base na proposta do dia 29 de maio (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “A educação como solução para ressocialização de detentos: utopia ou realidade?”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.
Os presos, a aprendizagem e o direito
Desde os mais remotos tempos, a privação de liberdade é uma real punição para crimes cometidos contra a sociedade e seus patrimônios. [5]Dessa maneira, a ressocialização dos detentos apresenta-se como uma inquietante problemática que vem tentando ser resolvida por meio de medidas educativas.[1] No entanto, essas medidas não têm sido, até o momento, reais e efetivas.[2]
O sistema carcerário brasileiro, ainda hoje, é considerado “medieval”, uma vez que, não acompanha a evolução da tecnologia e a passagem dos anos. Somente em 2010, foi criada a Lei 12.245, que determina a oferta de educação básica e profissional em todas as unidades prisionais. O descumprimento dessa lei, haja vista que 40% dos presídios ainda não tem sala de aula, vai ao encontro de outro problema: a falta de estrutura.
[4]A ideia de que a educação é um privilégio e os presos não a merecem é assumida por grande parcela da sociedade. Em contrapartida, especialistas afirmam que o investimento em educação prisional é essencial para a ressocialização dos detentos. [3]Além disso, se caracteriza como uma possível maneira de evitar a sua volta à criminalidade e um modo de garantir o seu direito à educação previstos na Constituição Federal.
Ao contrário do mito que se instaurou, estudos da Ação Educativa verificaram que 86% da população carcerária gostaria de estudar. Assim, a orientação educacional pode apresentá-los, jovens ou adultos, a novas perspectivas não antes consideradas sobre o futuro longe da criminalidade. Por conseguinte, o cumprimento da Lei 12.245 e a sua fiscalização efetiva por parte de agentes de segurança e professores da rede pública podem ser eficazes. As instituições privadas poderiam orientar familiares para o incentivo à uma vida reta e oferecer empregos aos que se destaquem.
>> Veja algumas dicas de redação
Análise da redação do aluno
Seu texto é bom, particularmente no que se refere à estrutura de uma dissertação- argumentativa. Está bem escrito, bem estruturado, sem quaisquer desvios gramaticais. Você sabe articular muito bem as ideias, procure apenas não limitar-se às informações dos textos motivacionais. Sua proposta de intervenção é adequada, detalhada e totalmente possível de ser realizada, não esqueça, apenas, de que você deve mencionar os resultados dessas ações. Parabéns e continue praticando.
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: Não há desvios gramaticais graves e há ocorrência de vocabulário mais formal.
Competência II – Compreender a proposta:
[1] Ótimo! Você aponta logo no início o tema que o seu texto abordará.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:
[2] Muito bom! Você deixa claro para o leitor qual é o seu ponto de vista sobre o assunto tratado.
[3] Nesse parágrafo, em específico, senti falta de argumentos além dos já mencionados nos textos motivacionais.
[4] Essas informações estão contidas nos textos motivacionais, procure ir além deles.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:
[5] Você utiliza perfeitamente os conectivos.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: Proposta de intervenção claramente possível de ser executada. Faltou apenas mencionar apenas qual será o resultado disso para a sociedade.
Nota: 920