Com base na proposta do dia 29 de maio (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “A educação como solução para ressocialização de detentos: utopia ou realidade?”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.
Os presos, a aprendizagem e o direito
Desde os mais remotos tempos, a privação de liberdade é uma real punição para crimes cometidos contra a sociedade e seus patrimônios. [5]Dessa maneira, a ressocialização dos detentos apresenta-se como uma inquietante problemática que vem tentando ser resolvida por meio de medidas educativas.[1] No entanto, essas medidas não têm sido, até o momento, reais e efetivas.[2]
O sistema carcerário brasileiro, ainda hoje, é considerado “medieval”, uma vez que, não acompanha a evolução da tecnologia e a passagem dos anos. Somente em 2010, foi criada a Lei 12.245, que determina a oferta de educação básica e profissional em todas as unidades prisionais. O descumprimento dessa lei, haja vista que 40% dos presídios ainda não tem sala de aula, vai ao encontro de outro problema: a falta de estrutura.
[4]A ideia de que a educação é um privilégio e os presos não a merecem é assumida por grande parcela da sociedade. Em contrapartida, especialistas afirmam que o investimento em educação prisional é essencial para a ressocialização dos detentos. [3]Além disso, se caracteriza como uma possível maneira de evitar a sua volta à criminalidade e um modo de garantir o seu direito à educação previstos na Constituição Federal.
Ao contrário do mito que se instaurou, estudos da Ação Educativa verificaram que 86% da população carcerária gostaria de estudar. Assim, a orientação educacional pode apresentá-los, jovens ou adultos, a novas perspectivas não antes consideradas sobre o futuro longe da criminalidade. Por conseguinte, o cumprimento da Lei 12.245 e a sua fiscalização efetiva por parte de agentes de segurança e professores da rede pública podem ser eficazes. As instituições privadas poderiam orientar familiares para o incentivo à uma vida reta e oferecer empregos aos que se destaquem.
>> Veja algumas dicas de redação
Análise da redação do aluno
Seu texto é bom, particularmente no que se refere à estrutura de uma dissertação- argumentativa. Está bem escrito, bem estruturado, sem quaisquer desvios gramaticais. Você sabe articular muito bem as ideias, procure apenas não limitar-se às informações dos textos motivacionais. Sua proposta de intervenção é adequada, detalhada e totalmente possível de ser realizada, não esqueça, apenas, de que você deve mencionar os resultados dessas ações. Parabéns e continue praticando.
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: Não há desvios gramaticais graves e há ocorrência de vocabulário mais formal.
Competência II – Compreender a proposta:
[1] Ótimo! Você aponta logo no início o tema que o seu texto abordará.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:
[2] Muito bom! Você deixa claro para o leitor qual é o seu ponto de vista sobre o assunto tratado.
[3] Nesse parágrafo, em específico, senti falta de argumentos além dos já mencionados nos textos motivacionais.
[4] Essas informações estão contidas nos textos motivacionais, procure ir além deles.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:
[5] Você utiliza perfeitamente os conectivos.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: Proposta de intervenção claramente possível de ser executada. Faltou apenas mencionar apenas qual será o resultado disso para a sociedade.
Nota: 920