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Redação para o Enem e Vestibular

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Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
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Análise de redação: Educação no Brasil

Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 3 de abril

Por redação
19 Maio 2017, 16h48
Análise de redação: Educação no Brasil
(Steve Debenport/iStock)

Com base na proposta do dia 3 de abril (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema Alternativas para melhorar o sistema educacional no Brasil”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

Desde o surgimento dos primeiros modelos educacionais – observado na Grécia Antiga, por meio dos ensinamentos dos sofistas[2] – diversas discussões são fomentadas acerca das dificuldades relacionadas ao aprimoramento dos sistemas de educação. O educador [3]Paulo Freire afirmava que se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda – explicitando a importância das escolas na formação do indivíduo e, por conseguinte, a carência de alternativas que possam melhorar o referido sistema. Faz-se necessária, portanto, a implementação de medidas capazes de garantir o reconhecimento dos profissionais da área e de inovar as técnicas de ensino.

Em primeiro plano, é necessário ressaltar a valorização do professor como algo essencial na melhoria do sistema educacional brasileiro. O fato de os salários desses profissionais serem, na maioria das vezes, relativamente baixos faz com que esses indivíduos busquem outros serviços para aumentar o poder aquisitivo, posto que o custo de vida, geralmente, aumenta de maneira gradativa. Desse modo, reduz-se o tempo de dedicação à profissão primária e, consequentemente, as aulas passam a se[1] menos produtivas, fomentando o desinteresse por parte dos alunos. Somado a isso, o ato que a sociedade tem de subjugar a profissão incrementa a desvalorização dos professores, gerando uma perspectiva dupla de insatisfação profissional, o que diminui o potencial de transformação social desses.

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Vale citar, ademais, a importância da ampliação do uso das tecnologias como aliadas no processo educativo. As inovações tecnológicas como a criação de núcleos integrados de pesquisa, a realização de aulas por videoconferências com outras escolas e a regulamentação do uso inteligente dos dispositivos móveis permitem, respectivamente, uma busca mais ampla pelo conhecimento, a mesclagem cultural e a interatividade nas aulas.  Com isso, os alunos – impulsionados pela curiosidade e pelo desejo participativo característico da classe estudantil – terão mais interesse pelos estudos e, por consequência disso, os índices de evasão escolar serão reduzidos.

[4]Torna-se clara, portanto, a necessidade da implantação de medidas capazes de melhorar a valorização dos professores e de ampliar o uso das tecnologias nas escolas, porquanto esses projetos são de fundamental importância para aprimorar o sistema educacional supracitado. Em vista disso, o Governo Federal – juntamente às prefeituras, às ONG´s educativas e à mídia – deve fomentar a maior valorização dos profissionais da área, por meio do aumento das verbas destinadas aos salários dos professores e de programas de incentivo ao referido reconhecimento, através de propagandas e palestras nos bairros. Adicionalmente, o Ministério da Educação deve aumentar a disponibilização de recursos tecnológicos nas escolas. Dessa forma, a longo prazo, o sistema educacional melhorará.

>> Veja algumas dicas de redação

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Análise da redação do aluno

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

[1] O correto é ser (verbo).

Competência II – Compreender a proposta: Compreendeu bem a proposta.

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Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:

[2] Fez boa referência ao citar os sofistas.

[3] Boa referência ao citar Paulo Freire.

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Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: O texto é bem estruturado e respeita os parágrafos. Tem coesão e coerência.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

[4] Elaborou propostas de forma satisfatória.

Nota: 960  

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