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Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
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Análise de redação: Impactos ambientais do consumo

Veja os comentários de uma das redações enviadas pela proposta de 12 de fevereiro

Por Ana Lourenço
Atualizado em 2 mar 2017, 20h12 - Publicado em 2 mar 2017, 20h11

Com base na proposta do dia 12 de fevereiro (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “Impactos ambientais do consumo no século XXI”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

Análise de redação: Impactos ambientais do consumo
iStock ()

Natureza Hobbesiana

A sociedade vem evoluindo e buscando novos meios de tecnologia e inovação constantemente. Entretanto, ao passo que a evolução por meio da globalização chega, o consumismo e os diversos impactos causados por ele ganham maior espaço. Dessa maneira, percebe-se que o descaso da maior parte das corporações, e grande parte da sociedade, em ter um modo de produção e vida mais sustentável, dificulta a não ocorrência desses abalos no meio ambiente.

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Uma das consequências imediatas da falta de sustentabilidade das empresas é o aumento de produtos de obsolescência rápida. Nesse sentido, por ser de curto prazo, os itens tornam-se sem utilidade mais rápido, o que dificulta o menor consumo e o fim no qual o artefato terá, que é um dos grandes fatores responsáveis pelos negativos impactos ambientais. Como resultado, a natureza é amplamente prejudicada e responsiva com desastres naturais que afetam milhares de pessoas.

Além disso, a noção de sustentabilidade em uma sociedade altamente consumista ainda não foi plenamente alcançada. Isso ocorre, em grande parte, devido à falta de uma educação ambiental mais ampla, que possa demonstrar o quanto o consumo [4] desenfreado pode gerar males ao meio ambiente. Analogamente à frase de [6] Thomas Hobbes, a qual ele diz que o homem é o lobo do homem, pode-se associá-la ao ser humano e o prejuízo de suas ações que retornarão a ele mesmo, por meio de enchentes, deslizamentos, contaminações e outros. Por conseguinte, a harmonia social e ambiental, afetada pela [5] globalização desenfreada e alienação ecológica, perpetua a vigência de desastres naturais.

Pode-se dizer, portanto, que o estilo de vida que as empresas e a sociedade têm, são causadores de abalos ambientais extremamente perigosos à humanidade. É necessário que as empresas em parceria com o [1] Ministério do meio ambiente [2] torne sua produção cem por cento sustentáveis e [3] divulgue, por meio de campanhas midiáticas, a importância de um consumo mais consciente. Tais medidas ajudarão também a sociedade a ser menos consumista e a desenvolver uma educação ambiental efetiva, à medida que reduz seus dispêndios. Assim, será possível, que o homem deixe de ser o lobo de si próprio e da natureza, para vir a ser o salvador desse bem que possui.

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>> Veja algumas dicas de redação

Análise da redação do aluno:

O texto do estudante está bem escrito e estruturado. Os argumentos são objetivos, eficazes e bem selecionados. Para melhorar ainda mais, é importante fornecer mais informações para a proposta de intervenção.

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Pontos de melhoria:

– Uso inadequado de tempos e modos verbais
– Falta concordância verbal e/ou nominal
– Proposta de intervenção

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: O estudante cometeu poucos erros e demonstra bom conhecimento da norma culta da língua. Além disso, o vocabulário apresentado é amplo e bem selecionado.

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[1] Nesse caso, como você está falando de um ministério em específico, deve-se usar letra maiúscula em seu nome todo. No caso: Ministério do Meio Ambiente.
[2] Nesse caso é necessário que o verbo concorde no plural. “É necessário que as empresas em parceria com o Ministério do meio ambiente tornem […].”
[3] Nesse caso é necessário que o verbo concorde no plural, pois você fala de empresas em parceria com o Ministério. “[…] sua produção cem por cento sustentáveis e divulguem, por meio de campanhas midiáticas, a importância de um consumo mais consciente.”

Competência II – Compreender a proposta: Boa forma de iniciar o texto. Apresentou o tema e preparou o leitor para o desenvolvimento.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos: Os argumentos foram bem selecionados.

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[4] Argumento eficiente e completo.
[5] Existe um problema com esse argumento. O que seria a globalização desenfreada e por quais razões ela afetaria a harmonia social e ambiental? Não ficou claro. É importante explicar melhor.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[6] Trazer referências filosóficas, políticas e literárias auxilia na elaboração de um texto bem embasado e sólido. 

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: O estudante elaborou uma boa proposta de intervenção, mas esqueceu de detalhá-la. É importante fornecer mais informações sobre como colocar as ideias em prática.

Nota: 880

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