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Redação para o Enem e Vestibular

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Dicas de redação, propostas e análises de texto para mandar bem no Enem e nos vestibulares
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Análise de redação: Maioridade penal

Veja os comentários de uma das redações enviadas pela proposta de 26 de fevereiro

Por redação
8 mar 2017, 18h07

Com base na proposta do dia 26 de fevereiro (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema Deve-se discutir a maioridade penal do Brasil?”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.

Análise de redação: Maioridade penal
(DanHenson1/iStock)

[2] Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente represente um marco jurídico importante na defesa da cidadania infantil, o crescente número de crimes graves cometidos por menores infratores requer novas discussões acerca da redução da maioridade penal no país. Nesse sentido, o fortalecimento do papel escolar na formação civil e a reestruturação do sistema de reabilitação socioeducativa são potenciais alternativas no combate à violência nos grandes centros urbanos do país.

[3] A violência praticada por menores infratores é resultado de uma política educacional frágil que não corresponde às reais necessidades da população. Sob esse aspecto, o relatório produzido pelo Conselho Nacional do Ministério Público revela que internos com idades entre 16 e 18 anos são aqueles que apresentam os maiores índices de evasão escolar. Nesse contexto, o fortalecimento da escola integral garante o acesso a projetos sociais que, por sua vez, reduzem as possibilidades de envolvimento de menores com o tráfico de drogas.

[4] Some-se a isso o ineficiente sistema de reabilitação socioeducativa que se detém a punir em detrimento de qualificar para o mercado trabalho. Nesse sentido, a ausência de formação profissional adequada reduz as chances de conquista do primeiro emprego e, consequentemente, aumentam os índices de reincidência em crimes. Assim sendo, é necessário reformar as medidas socioeducativas garantindo, dessa forma, maior projeção social e inserção profissional.

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[6] Diante disso, cabe ao Governo Federal e ao [5] Terceiro [1] setor reverter esse quadro. As organizações não governamentais devem oferecer serviços de qualificação aos menores infratores, por meio de cursos profissionalizantes, nas áreas de maior demanda conforme a região onde reside o reabilitando. Por fim, o Estado deve investir na reestruturação inovadora das escolas públicas, por meio do direcionamento de recursos arrecadados com os royalties do petróleo, oferecendo alimentação, práticas esportivas, acesso à cultura e ao ensino médio técnico integral em todo território nacional.

>> Veja algumas dicas de redação

Análise da redação do aluno

O texto do estudante está bem escrito e estruturado. Mostrou bom domínio do tema, construindo bons argumentos. Além disso, o texto está coeso e o estudante apresenta bom domínio da norma culta.

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: O estudante cometeu poucos erros e demonstra bom conhecimento da norma culta da língua.

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[1] Utilizar a primeira letra maiúscula também na palavra “setor”.

Competência II – Compreender a proposta:

[2] Boa introdução. Apresentou a proposta e os argumentos que irão nortear a redação.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos: Os argumentos foram bem selecionados. 

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[3] Argumento retorna à introdução. Além disso, o posicionamento possui dados e fontes comprovatórias.

[5] Explicar, sucintamente, o que é o Terceiro Setor.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[4] Boa utilização de retomadas (pronomes e /ou conjunções).

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Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

[6] Apresenta proposta de intervenção bem fundamentada e detalhada.

Nota: 920 

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Análise de redação: Maioridade penal
Veja os comentários de uma das redações enviadas pela proposta de 26 de fevereiro

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