Análise de redação: Maioridade penal
Veja os comentários de uma das redações enviadas pela proposta de 26 de fevereiro
Com base na proposta do dia 26 de fevereiro (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “Deve-se discutir a maioridade penal do Brasil?”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.
[2] Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente represente um marco jurídico importante na defesa da cidadania infantil, o crescente número de crimes graves cometidos por menores infratores requer novas discussões acerca da redução da maioridade penal no país. Nesse sentido, o fortalecimento do papel escolar na formação civil e a reestruturação do sistema de reabilitação socioeducativa são potenciais alternativas no combate à violência nos grandes centros urbanos do país.
[3] A violência praticada por menores infratores é resultado de uma política educacional frágil que não corresponde às reais necessidades da população. Sob esse aspecto, o relatório produzido pelo Conselho Nacional do Ministério Público revela que internos com idades entre 16 e 18 anos são aqueles que apresentam os maiores índices de evasão escolar. Nesse contexto, o fortalecimento da escola integral garante o acesso a projetos sociais que, por sua vez, reduzem as possibilidades de envolvimento de menores com o tráfico de drogas.
[4] Some-se a isso o ineficiente sistema de reabilitação socioeducativa que se detém a punir em detrimento de qualificar para o mercado trabalho. Nesse sentido, a ausência de formação profissional adequada reduz as chances de conquista do primeiro emprego e, consequentemente, aumentam os índices de reincidência em crimes. Assim sendo, é necessário reformar as medidas socioeducativas garantindo, dessa forma, maior projeção social e inserção profissional.
[6] Diante disso, cabe ao Governo Federal e ao [5] Terceiro [1] setor reverter esse quadro. As organizações não governamentais devem oferecer serviços de qualificação aos menores infratores, por meio de cursos profissionalizantes, nas áreas de maior demanda conforme a região onde reside o reabilitando. Por fim, o Estado deve investir na reestruturação inovadora das escolas públicas, por meio do direcionamento de recursos arrecadados com os royalties do petróleo, oferecendo alimentação, práticas esportivas, acesso à cultura e ao ensino médio técnico integral em todo território nacional.
>> Veja algumas dicas de redação
Análise da redação do aluno
O texto do estudante está bem escrito e estruturado. Mostrou bom domínio do tema, construindo bons argumentos. Além disso, o texto está coeso e o estudante apresenta bom domínio da norma culta.
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: O estudante cometeu poucos erros e demonstra bom conhecimento da norma culta da língua.
[1] Utilizar a primeira letra maiúscula também na palavra “setor”.
Competência II – Compreender a proposta:
[2] Boa introdução. Apresentou a proposta e os argumentos que irão nortear a redação.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos: Os argumentos foram bem selecionados.
[3] Argumento retorna à introdução. Além disso, o posicionamento possui dados e fontes comprovatórias.
[5] Explicar, sucintamente, o que é o Terceiro Setor.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:
[4] Boa utilização de retomadas (pronomes e /ou conjunções).
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:
[6] Apresenta proposta de intervenção bem fundamentada e detalhada.
Nota: 920