Com base na proposta do Enem 2013 publicada na semana passada, os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema O movimento imigratório para o Brasil no século XXI. Leia abaixo uma das redações enviada por um de nossos leitores e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.
Imigrantes haitianos embarcam para Porto Velho. (Luciano Pontes/Secom/Fotos Públicas )
No auge da economia cafeeira, o Brasil recebeu diversos imigrantes, dentre estes japoneses e alemães, o que acabou fomentando uma nova identidade cultural para o país. No século XXI, essa situação ainda se torna evidente, visto que haitianos e bolivianos têm o nosso país como principal destino. Nesse contexto, é necessário investigar os fatores que explicam essa imigração para o Brasil.
Antes de tudo, podemos destacar o que motiva tal movimento migratório. A desigualdade e a extrema pobreza são as características principais, comprava-se isso pelo fato de, por exemplo, a Bolívia estar sofrendo com uma enorme recessão, sendo que seu Índice de Desenvolvimento Humano é um dos menores do mundo. Nesse sentido, fatores econômicos e sociais [1] é a principal causa, incentivando, desse modo, a constante imigração para o território nacional.
Além disso, a busca por melhores oportunidades corrobora com essa causa. A falta de trabalho aliado a busca por melhores condições de vida faz com que os cidadãos, principalmente da América do Sul, emigrem de seus países. Quando chegam ao Brasil, entretanto, se deparam com a falta de mão de obra somada a péssimas condições de trabalho, sendo, às vezes, escravizados, sem seus respectivos direitos trabalhistas. Esse cenário, mostra-nos os problemas gerados advindos desse fenômeno.
A imigração para o Brasil, portanto, apresenta tanto causas econômicas quanto sociais. Nesse ínterim, o poder público deve ampliar e estimular a entrada do imigrante no mercado de trabalho com carteira assinada, garantindo, assim, seus direitos trabalhistas. Somado a isso, a mídia juntamente com a sociedade civil pode propor campanhas que visem o bom acolhimento destes por parte da família brasileira. Ademais, o Governo tem que dedicar uma parcela dos impostos para aqueles que pertencem às classes sociais mais baixas para que eles possam se instalarem no país. Com essas medidas, o “país do futuro” será um lugar propício para imigrantes.
>> Veja aqui algumas dicas para melhorar sua redação
Quer participar da maratona de correções dos temas antigos do Enem? O da semana é da prova de 2011, Viver em rede no século XXI: Os limites entre o público e o privado. Você pode enviar seu texto até o próximo domingo (30). |
Análise da redação do aluno:
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: Não cometeu erros graves e demonstrou domínio da modalidade escrita formal da língua. [1] O correto seria “são a principal”
Competência II – Compreender a proposta: Compreendeu bem a proposta, se ateve e dominou o tema.
Competência III – Selecionar e relacionar argumentos: Conseguiu construir o texto com um bom embasamento. Apresentou informações, fatos e opiniões relacionados ao tema de forma organizada.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: Conseguiu construir um bom texto e apresentou domínio do gênero textual dissertativo-argumentativo.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: Muito boa a proposta final. Sugestões plausíveis e praticáveis. O estudante escreve muito bem.
Nota: 920