Análise de redação: Muros em um mundo globalizado
Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 17 de julho
Com base na proposta de 17 de julho (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “O avanço da construção de muros num mundo globalizado”. Os textos ainda podem ser enviados até 30 de julho. Veja abaixo o primeiro texto recebido com a correção e, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma Palavra escrita.
O texto:
Falsa globalização
É inegável que [1] no mundo de hoje, grandes potencias [2] e países em que [3] a política e a religião andam lado a lado, está crescendo o número de pessoas xenofóbicas e nativistas, causando uma maior negação de migrantes e refugiados alegando que estão roubando os empregos de pessoas que nasceram nesses países e que suas culturas não deviam se misturar. [4] Em um mundo globalizado essas alegações não poderiam ter coerência [5] pois, vai contra o significado de globalização, mas é exatamente isso que acontece.[6]
Pode-se mencionar, por exemplo [7] as causas em que o presidente dos E.U.A [8] [9] Donald Trump, se baseou para construir um muro na fronteira dos E.U.A [8] com o México. Ele alegou que os mexicanos estavam “roubando” os empregos de americanos, e que os mexicanos que chegam no [10] E.U.A [8] ilegalmente são narcotraficantes e agressores sexuais. Outro grande exemplo desta negação á [11] migrantes e imigrantes é Marine Le Pen que [12] nas eleições da França em 2017, apresentou propostas como: reduzir a migração em 80% [13] para dez mil pessoas por ano; tornar impossível a regularização ou naturalização de estrangeiros em situação ilegal; e proibir o uso do véu islâmico e o burkini no espaço público.
Em face a essa realidade [12] vê-se que, [14] a globalização passa por várias dificuldades tanto de integração de pessoas, quanto de países em si, pois observa-se que muitos países subdesenvolvidos não conseguem se sobressair pois países desenvolvidos, [14] estão cada vez mais explorando estes e fazendo com que a economia destes mesmo não cresçam e continuem se tornando cada vez mais dependentes. [15]
Portanto, para impedir essa exploração e negação de migrantes, imigrantes e refugiados, precisará de leis mais fortes feitas pela ONU e pelo Consulado de cada país, e países desenvolvidos intervir em países subdesenvolvidos ajudando sua economia para um maior desenvolvimento assim proporcionando vantagens para ambas as partes. [16]
A correção:
[1] É necessária uma vírgula.
[2] “em grandes potências”.
[3] Sugestão: prefira “nos quais”, para não repetir o uso do “em”, necessário na linha anterior.
[4] O uso de três gerúndios (verbos “causar”, “alegar” e “roubar”) prejudica o desenvolvimento do raciocínio no trecho. Sugestão: inicie um novo período, usando um conectivo que articule a afirmação anterior à consequência dela que você quer apresentar. Deste modo, seu parágrafo apresentará três períodos, modelo ideal. Além disso, procure verificar se é possível acrescentar outro conectivo ao período seguinte. Assim, você aprimora sua nota na competência 4.
[5] Atenção ao local adequado da vírgula e à concordância verbal: “coerência, pois vão contra o”…
[6] Perceba que, além da oração principal, há uma explicativa. Por isso, será que é necessária, no mesmo período, uma que indique oposição, sendo que ela retoma, por meio do “isso”, o que já foi dito na explicação?
[7] Destaque o “por exemplo” entre vírgulas, uma antes e uma depois.
[8] “EUA”, sem os pontos.
[9] Acrescentar vírgula antes de “Donald Trump” (uma vírgula antes e outra depois)
[10] “nos EUA”.
[11] “a migrantes”.
[12] vírgula necessária.
[13] Ficaria melhor se você acrescentasse um “ou seja” ao trecho, antes do “para”. E lembre-se de que “ou seja” deve ser apresentado entre vírgulas.
[14] vírgula inadequada.
[15] Há muitos problemas coesivos neste parágrafo. Para articular melhor seu raciocínio, procure construir frases mais breves. Sugestão de reformulação (você pode pensar em outra): “Em face desta realidade, vê-se que a globalização passa por várias dificuldades, tanto de integração entre as pessoas quanto entre os países em si. Com relação aos países, observa-se que muitos dos subdesenvolvidos não conseguem se sobressair, pois os desenvolvidos exploram cada vez mais ao fazer com que as economias daqueles não cresçam e continuem se tornando cada vez mais dependentes.”
[16] Novamente, um parágrafo formulado com apenas um período prejudica o encadeamento do seu raciocínio. Procure reformulá-lo, elaborando frases mais curtas e baseando-se nos dois pontos desenvolvidos no seu texto: integração entre as pessoas de diferentes nacionalidades e culturas num mesmo território e a integração entre os países. Perceba que faltou argumentação para o primeiro ponto (você apresentou exemplos, mas não justificativas teóricas que condenem a xenofobia ou que valorizem positivamente a diversidade e mistura cultural). Realizando essa “divisão”, a elaboração das propostas será aprimorada (o que compete à ONU, às embaixadas, aos consulados, à sociedade civil?). Por fim, apresentar o porquê do seu texto mencionar política e religião na introdução (há argumentos econômicos e você os usou), bem como o que seu texto entende como globalização (você apenas falou de alegações incoerentes) tornará sua argumentação mais consistente.
Avaliação do texto:
Nota: 640
Seu conhecimento adquirido por meio de periódicos (jornais e revistas) somado à sua experiência de vida são imprescindíveis para a construção da argumentação. No entanto, para aprimorar sua nota, é necessário que isso seja apresentado de forma mais reflexiva e teórica (com as justificativas, os porquês). Talvez essa seja uma dica importante para seu texto se tornar mais argumentativo do que expositivo.