Análise de redação: Riscos do uso de álcool e drogas por jovens
Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 31 de julho
Com base na proposta do dia 31 de julho (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “Riscos do aumento do consumo de álcool e de outras drogas entre os jovens no Brasil”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.
[4]Busca pelo prazer, autoafirmação, período de descobertas. Muitos fatores tornam os jovens mais suscetíveis a experimentar substancias psicoativas. Concomitantemente, a falta de ações efetivas para [3]alterar e prevenir essa realidade provoca o aumento do consumo de álcool e drogas entre os adolescentes no Brasil. Com isso, a integridade física, mental e social desses indivíduos encontra-se em risco. Sendo assim, é válido analisar as motivações e os corolários da problemática.
[8]A princípio, ressalta-se que a pressão dos pares[5] em consonância com a cultura de valorização de bebidas alcoólicas contribuem para o agravamento desse fenômeno nocivo. Afinal, de acordo com o filósofo Rousseau, o ser humano é um produto do ambiente em que vive. Sob esse aspecto, o incentivo dos amigos, o fácil acesso, a exposição e a exaltação da cerveja, por exemplo, realizada pela mídia e a ausência dos familiares respaldam e encorajam a ingestão de entorpecentes precocemente e, por vezes, de maneira excessiva.[6]
[9]Outrossim, segundo Mahatma Gandhi, o futuro dependerá dos atos perpetrados no presente. De forma análoga, os efeitos dos maus hábitos relacionados aos tóxicos são extensos e podem perdurar por toda a vida. Biologicamente, o cérebro, até os 21 anos, ainda está em processo de desenvolvimento[1], assim[2] a memória e a cognição podem ser prejudicadas. Ademais, tais compostos, após o uso, reduzem o senso crítico. Por conseguinte, os usuários tendem a ser mais vulneráveis à gravidez, doenças sexualmente transmissíveis, violência, acidentes de trânsito e dependência química.[7]
Torna-se evidente, portanto, a premência por medidas a fim de prezar pelo bem-estar dessa geração. Logo, as emissoras de TV aberta poderiam incluir a questão em novelas por meio de personagens fictícios com o fito de estimular o debate e alertar, sobretudo, os responsáveis. Paralelamente, os pais são encarregados de dialogar e transmitir bons valores e, se necessário, monitorar, proibir comportamentos que comprometam a saúde dos filhos. O poder legislativo, por sua vez, poderia restringir as propagandas de bebidas leves nos moldes da lei a qual se aplica, atualmente, as fortes, como a vodka. Além disso, cabe ao governo disponibilizar um maior contingente de funcionários para fiscalizar os bares. A partir de tais posturas, seria viável impedir o estímulo e a venda de álcool para menores de idade.
Análise da redação do aluno
Boa redação, mas fique atento à relação entre o desenvolvimento e a tese.
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:
[1] Ponto final.
[2] Vírgula.
Competência II – Compreender a proposta:
[3] Muito bom. Tese definida.
[4] Você pode melhorar sua contextualização. Explore seus conhecimentos adquiridos sobre o assunto, buscando relações dentro do tema.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:
[5] Esclareça esta expressão.
[6] Insira em seu desenvolvimento aquilo que sua tese abarca: a falta de ações efetivas. Conclua este parágrafo voltando-se para o seu ponto de vista.
[7] Note que os temas abordados em seu desenvolvimento não estão relacionados à sua afirmação inicial. Ou você reformula a tese, ou a insere. É importante a coerência ao longo do texto.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:
[8] Ótima articulação coesiva.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:
Muito bom. Sua proposta está bem detalhada, especificando objetivamente ações e agentes de variados níveis sociais.
Nota: 880