Análise de redação: Transfobia em debate no Brasil
Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 21 de agosto
Com base na proposta do dia 21 de agosto (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “Transfobia em debate no Brasil”. Leia abaixo uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.
[3]“O homem é o lobo do homem”. A frase, mais dita do que compreendida, de Thomas Hobbes, é a constatação de um comportamento humano atual: uma série de atitudes ou sentimentos [4]negativos em relação às pessoas travestis, transexuais ou transgêneros. Essa nociva conduta deve-se a uma sociedade patriarcal, bem como pelo histórico de impunidade dos crimes. Diante desse cenário excludente é preciso assegurar às pessoas trans representatividade pública, política e midiática no território brasileiro.
[5]É indubitável que o corpo social machista e patriarcal esteja entre as causas dessa problemática. Segundo Parmênides, toda mutação é ilusória, isto é, o ser é imutável. Portanto desse pressuposto, percebe-se que a imutabilidade do pensamento da sociedade está intrinsecamente ligada às raízes conservadoras de um povo que discrimina as minorias. Ademais, essa mentalidade primitiva é transmitida de geração [1]à geração, em virtude da vivência em grupo. Assim, o fortalecimento dessa ideologia de exclusão, além de comprometer o desenvolvimento humano e social do país, também agrava a problemática no Brasil.
Outrossim, destaca-se a ausência de leis para punir crimes de ódio contra os transgêneros como impulsionadora da transfobia. De acordo com levantamento feito pelo [6]Grupo Gay da Bahia em 2014, a cada 27 horas um brasileiro é morto por ser LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros). Nessa perspectiva, o transexual está exposto à falta de segurança que, de fato, assola o Brasil, mas também corre o risco de ser agredido e morto pelo simples fato de existir e ser o que é. Dessa maneira, a lei tem o efeito de desnaturalizar a violência, além de reverter o cenário de injustiça e impunidade.
Infere-se, portanto, que a transfobia no Brasil [2]têm raízes em uma sociedade conservadora e em um considerado contexto de naturalização da violência. A fim de erradicar o problema, a comunidade LGBT deve pressionar o Poder Público, para a criação de leis que criminalizem os delitos de caráter homofóbico, além da implementação de delegacias especializadas nessa forma de agressão. Ademais, o governo, aliado a mídia deve promover campanhas de abrangência nacional como forma de estimular o respeito às diversidades. Desse modo, a bandeira LGBT refletirá as cores de uma sociedade harmônica e tolerante.[7]
Análise da redação do aluno
Apesar das raras falhas, o texto está bem escrito. Bons estudos!
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:
[1] A crase não ocorre entre palavras repetidas.
[2] Verbos ter e vir (e seus derivados) são acentuados na terceira pessoa do plural do presente do indicativo: (eles/elas) têm e vêm.
O aluno cometeu poucos erros.
Competência II – Compreender a proposta:
[3] A introdução e a exposição inicial têm por objetivo conquistar a confiança dos ouvintes ou leitores e apresentar o assunto de que se vai falar. Contêm a tese e os fatos relevantes a ela.
[4] O texto dissertativo-argumentativo desenvolve-se ao redor de uma tese principal, ou seja, de uma ideia que será defendida e, em geral, é expressa no início do texto. E, no caso do ENEM, o ponto de vista defendido deve evidentemente estar relacionado ao tema proposto. Como formular uma tese? Seguindo as seguintes diretrizes: a) fazer com que ela seja facilmente identificada; b) expressá-la por meio de uma oração; c) expô-la da forma mais concisa possível.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:
[5] Cuidado para não jogar informações, fatos, opiniões e argumentos sobre o texto. É necessário relacioná-los entre si em um encadeamento progressivo.
[6] É necessário elencar informações, fatos, opiniões e argumentos para defender a tese principal. Esse conjunto de elementos deve ser devidamente interpretado, isto é, deve ser contextualizado em relação ao tema e ao ponto de vista defendido, sob o risco de se revelar aleatório caso não haja contextualização.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:
Coesão textual é a ligação entre as partes do texto por meio de determinados elementos linguísticos. Com ela, fica mais fácil ler e compreender um texto. A repetição de palavras é um dos seus problemas mais comuns. Tente melhorar isso.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:
[7] Uma proposta de intervenção completa está relacionada ao tema, articulada com a discussão desenvolvida e responde às perguntas: “Como isso pode ser feito?” (formas de intervenção); “Quem poderia fazê-lo?” (atores envolvidos nos vários níveis de ação: individual, familiar, comunitária, social, política, governamental, mundial); “Que finalidades estariam implicadas na proposta?” (para quê?). Tente detalhar um pouco mais a sua proposta.
Nota: 880