Análise de redação: Vida urbana no século XXI

Com base na proposta da semana passada (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “Vida urbana no século XXI: A cidade é para todos?”.
Leia abaixo uma das redações enviada por um de nossos leitores e veja a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie:
As concentradas oportunidades de uma vida melhor nas grandes cidades tem estimulado gradativamente a migração para polos urbanos. No entanto, nem sempre as metrópoles estão prontas para receber essas demandas de novos moradores. E isso tem causando grandes desequilíbrios tanto nos núcleos urbanos quanto rurais.
Para que haja uma boa dinâmica na densidade demográfica de uma população, é necessário que uma absorção dessa cidade seja respeitado. Porém, como uma célula colocada em meio hipertônico, muitas cidades tem absorvido muito mais que seu limite de saturação, tornando-se extremamente lotadas. Essa realidade se comprova pelo excesso da população vivendo nas periferias de locais em risco de desastres naturais, excesso de carros nas ruas e ofertas insuficientes de empregos.
Outrossim se dá no meio rural. Por conta da contante emigração, a baixa concentração da população no campo é um incentivo para o não investimento nessas áreas. Isso faz com que cada vez mais a transição para meios urbanos seja necessária, centralizando os polos econômicos e industriais, tornado esse ciclo ininterrupto.
Logo, percebe-se que para a solução dessa problemática, faz-se necessária uma grande atuação do Governo Federal. Espera-se dele que amplifique as oportunidades de trabalho e estudo nas zonas não metropolitanas, por meio de implantação de mais indústrias, gerando emprego para a população local. E também a criação, em parceria com a iniciativa privada, de mais centros de qualificação (universidade, escolas técnicas…), a fim de oferecer mais perto o que muitos buscam tão longe. Desse modo, além do surgimento de uma sociedade mais igualitária, essa problemática se atenuará.
Análise da proposta:
A proposta de redação pede a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Vida urbana no século XXI: A cidade é para todos?”. Esse gênero de texto consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações e o objetivo central é convencer o leitor de seu ponto de vista.
A estrutura do texto dissertativo-argumentativo deve possuir: Introdução, desenvolvimento e conclusão. E na conclusão o candidato deve apresentar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Um dos motivos para zerar a prova de redação do Enem é fugir ao gênero cobrado. E, acreditem, muitos candidatos ainda cometem esse erro.
O estudante precisa contextualizar o assunto abordado e já definir seu ponto de vista no primeiro parágrafo (introdução) e depois disso apresentar seus argumentos. É muito importante acompanhar o noticiário e ler bastante para construir argumentos sólidos e objetivos. São com esses argumentos que você irá convencer o leitor. E no final, ao concluir seu texto, apresente propostas de intervenção que fujam do senso comum e que sejam possíveis de serem realizadas.
Análise da redação do aluno:
O texto, como um todo, é bom e discute o tema, embora o estudante cometa alguns deslizes no uso da norma culta. Além disso, é importante ficar por dentro de temas da atualidade para ter mais segurança na argumentação.
>> Veja aqui algumas dicas para melhorar sua redação
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: O estudante cometeu alguns erros de grafia, pontuação e concordância que atrapalham a nota final. Estudar gramática é muito importante para evitar esse tipo de erro.
– O verbo ter, por exemplo, ao ser conjugado na terceira pessoa leva acento circunflexo.
– A frase “E isso tem causando grandes desequilíbrios…” deveria ter sido escrita assim: “Isso tem causado desequilíbrios…”.
– Após a conjunção “outrossim” era necessário o uso da vírgula e o estudante também esqueceu de colocar o “s” na palavra “constante”.
Competência II – Compreender a proposta: Apesar da redação ser bem estruturada, ela peca pela falta de elementos concretos, como dados estatísticos e conceitos teóricos. Isso a enriqueceria e faria com que o texto “trabalhasse” a favor de sua argumentação.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos: O estudante teve dificuldade na construção dos argumentos e defesa do ponto de vista.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: Estudar mais os conectivos para que as ideias apresentadas não fiquem confusas e sem ligação.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: A proposta de intervenção não é ruim, mas não abarca tudo o que foi discutido durante o texto.
Nota: 660
Já viu a nova proposta de redação da semana? Acesse aqui para ver o tema: A importância do voto consciente. Você pode enviar seu texto até o próximo domingo (3).