Especial Dia do Amigo: veja como três vestibulares abordaram a amizade em sua prova de redação

A amizade geralmente é vista como um tema leve e divertido, mas não se engane: as provas de redação de alguns vestibulares estão aí para provar que são possíveis abordagens profundas e até bem complicadas.
Em 2007, os vestibulandos da Fuvest tiveram de dissertar sobre o tema. Textos de Cícero (Antiguidade Clássica) e Montaigne (Século 16) somaram-se a músicas de Milton Nascimento e Caetano Veloso, celebrando a amizade como um valor superior. “Você considera adequadas as ideias neles expressas?”, provocava a banca. Arremessado aos leões, o vestibulando deveria se atrever a discordar de filósofos clássicos?
Em 2015, foi a vez dos candidatos que prestavam o vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) encararem a singela pergunta: “Na sua opinião, o que é a amizade nos dias de hoje?”. A coletânea de textos lembravam a intensidade das relações nas redes sociais, atualmente dividida na guerra entre “coxinhas e mortadelas”.
E não é que no mesmo ano o tema também caiu na prova de redação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)? A banca ajudou o candidato com uma coletânea de autores tratando do tema, de Guimarães Rosa e Casemiro de Abreu a Eduardo Galeano e psicólogos. Daí a prova pedia para “discorrer sobre a amizade”, fazendo citações para corroborar uma ideia. Como diz a canção de Milton Nascimento também citada aqui, “Amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito”. Junto com a caneta, acrescentamos.
Baixe as provas nos links abaixo e já comece a treinar: