Leia a análise de mais uma redação sobre o tema Inclusão Digital
Com base na proposta da semana passada (clique para ver), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “Inclusão digital: uma meta do Brasil contemporâneo”.
Leia abaixo uma redação enviada por um de nossos leitores e veja a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie:
Inclusão digital: meta do Brasil contemporâneo
Não há como negar que boa parte dos brasileiros se rendeu aos celulares e computadores, principalmente, nos últimos anos, o número de adeptos cresceu muito. Mas é surpreendente ver dados do IBGE de 2013 que afirmam que menos de 50% dos jovens brasileiros tem acesso à internet.
A inclusão digital tem papel importantíssimo no desenvolvimento econômico do Brasil e na melhoria das condições de vida da população. Com a revolução da internet, qualquer um que não souber trabalhar com tecnologia poderá ser facilmente prejudicado. É preocupante saber que o governo comemora que a quantidade de internautas no Brasil seja maior que a população de países como Itália e França, quando o necessário é comparar os números e perguntar qual o índice de acesso a sistemas digitais lá, em países de primeiro mundo.
Exclusão social é consequência de exclusão digital, porque quem não tem oportunidade de sequer ter contato com tecnologia, não poderá competir com quem vive com isso diariamente. Para combater a desigualdade, seja regional ou social, é preciso inclusão. Também se tem ciência de que o avanço socioeconômico do país só se concretizará quando obtiver-se igualdade.
Os governos estaduais têm o dever de unir-se ao governo federal nessa causa: incentivar o uso de computadores em escolas sim, mas não só nelas, também em prefeituras e disponibilizar cursos gratuitos e atrativos naqueles locais de difícil acesso, possibilitando assim, um país com mais igualdades e avanços no cenário mundial.
Comentários:
Esse é um exemplo de redação que, se melhor estruturada, principalmente na construção da argumentação, pode conquistar uma boa nota no ENEM.
Na frase “Exclusão social é consequência de exclusão digital”, por exemplo, o estudante deveria ter invertido a frase, pois a exclusão digital é que é um reflexo das desigualdades sociais que o país enfrenta até hoje.
Como o ENEM cobra temas da atualidade, é necessário que o estudante leia mais livros, jornais, revistas e acompanhe o noticiário para não errar na hora de argumentar. Ao citar fontes de informação com base em obras, estudos científicos e fatos atuais ou históricos, diminui-se a possibilidade de refutação dos argumentos.
Outro ponto importante é que ele também poderia ter proposto soluções mais criativas e inovadoras para a solução do problema.
Dica dada, é hora de treinar com o próximo tema. Veja aqui.