Com base na proposta do dia 26 de fevereiro (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “Deve-se discutir a maioridade penal do Brasil?”. Publicamos uma análise deste tema na semana passada, que você pode ler aqui. Leia abaixo mais uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.
O livro “Capitães de Areia [1], de Jorge Amado, narra histórias de meninos, entre 11 e 18 anos, que viviam em um areal e eram constantemente presos e levados a centros socioeducativos, no qual sofriam agressão e coerção.
[2]Fora desse contexto literário, no Brasil, cogita-se a possibilidade de jovens serem detidos em prisões de segurança máxima como meio de reabilitação, o que torna necessária a discussão de novas medidas que resolvam definitivamente a questão.
Desde o período em que Roma aprisionava os perdedores da guerra, não havia distinção entre idades e estes não mais seriam cidadãos, pois teriam desonrado a pátria e seus combatentes, sendo considerados marginalizados. O posicionamento atualmente não mudou, já que jovens imaturos são levados ao cárcere na convivência de criminosos e se esquecendo cada vez mais do sistema e de suas leis. Por isso, em liberdade tornam-se grandes delinquentes para a sociedade.
Entretanto, muitos problemas dificultam a resolução do impasse. Por falta de centros socioeducativos adaptados para os tipos de crimes cometidos e de profissionais para zelarem pelos jovens, o sistema prisional é visto como a melhor forma de punição e recuperação. Ademais, cada caso deveria ser estritamente analisado e julgado, pois a implantação da maioridade penal aumentaria a superlotação nas prisões gerando uma grande crise penitenciária.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Em parceria com ONG´s, o Ministério da Justiça deve construir mais Fundações Casa com intuito de ensinar aos jovens uma profissão para que eles não cometam mais delitos. Além disso, o conselho tutelar deve estar atento e agir mediante denúncias sobre crimes cometidos por crianças e jovens, conversando e instruindo as famílias. Dessa forma, pode-se fazer com que cenários como esse, não se tornem páginas da literatura brasileira.
>> Veja algumas dicas de redação
Análise da redação do aluno
O texto do está bem escrito e estruturado.
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:
O estudante cometeu poucos erros e demonstra bom conhecimento da norma culta da língua.
[1] Faltou fechar as aspas.
Competência II – Compreender a proposta: O aluno compreendeu bem a proposta, mas poderia ter argumentando mais.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:
[2] Poderia ter falado mais sobre a abordagem da maioridade penal atualmente.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: O estudante organiza bem o texto e usa os conectivos de forma adequada.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: Apresentou boa proposta de intervenção, propôs medidas para que o problema seja solucionado e os agentes necessários para que essa mudança ocorra.
Nota: 880