Mais uma análise de redação: Debate sobre doenças mentais
Veja a correção e os comentários dos professores para mais uma das redações enviadas pela proposta de 10 de abril
Com base na proposta do dia 10 de abril (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “A necessidade de debater as doenças mentais“. Já publicamos uma análise de texto sobre o tema, que você pode ler aqui. Leia abaixo mais uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.
No início do século XVIII, o ultrarromantismo representado na segunda geração, foi caracterizada pelo [2]pessimismo extremo, conhecido como mal do século. Qualificado por sentimentos de ódio, melancolia e defasagem da autoestima. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática dos transtornos mentais tem ampliado, tornando necessárias medidas que resolvam a questão.
Durante a Idade Média, indivíduos que apresentavam doenças mentais eram,[1] deixados de lado pela sociedade. Dessa forma, [3]cidadãos ainda julgam ser correto tratá-los de maneira diferenciada e até desrespeitosa. Nesse sentido, por meio dos avanços na medicina, começou-se a perceber que os indícios das patologias se repetiam em várias pessoas, fazendo com que fossem estudados e colaboraram para a descoberta de tratamentos.
Outrossim, é válido salientar que apesar de formas de intervenção médica, múltiplos sintomas dos distúrbios são confundidos com fatores cotidianos como a sudorese, ansiedade e baixa autoestima. Assim sendo, por falta de orientações de como diferenciar as suspeitas e receber os cuidados adequados, as enfermidades continuam sendo uma realidade, perpetuando a inércia diante de tais situações, cedendo espaço para o crescimento da questão.
[4]A psicopatologia é um problema que persiste na sociedade. Desse modo, o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde deve investir em centros de apoio em todas as redes de saúde, apresentando palestras com psicólogos para auxílio no tratamento. Para esse fim, é necessário que o Estado disponibilize mais verbas para o setor da saúde promovendo mais acessibilidade às medicações. Além disso, a mídia, por meio de ficções engajadas, deve abordar os principais sintomas para que os indivíduos que possuírem quaisquer sinais consigam procurar assistência. Assim, será possível medidas definitivas para o amparo de todos os casos na sociedade.
>> Veja algumas dicas de redação
Análise da redação do aluno
Uma sugestão para o aluno é que ele leia mais textos argumentativos para adquirir novas estratégias de argumentação.
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:
[1] Não é necessário o uso da vírgula.
Competência II – Compreender a proposta:
[2] Apresente mais argumentos que colaborem para defesa do seu ponto de vista.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:
[3] Aponte um olhar mais crítico sobre o assunto e desenvolva mais os argumentos.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: O aluno faz bom uso dos conectivos no texto.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:
[4] Elabore uma proposta que fuja do senso comum.
Nota: 880