Com base na proposta do dia 10 de abril (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “A necessidade de debater as doenças mentais“. Já publicamos uma análise de texto sobre o tema, que você pode ler aqui. Leia abaixo mais uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.
No início do século XVIII, o ultrarromantismo representado na segunda geração, foi caracterizada pelo [2]pessimismo extremo, conhecido como mal do século. Qualificado por sentimentos de ódio, melancolia e defasagem da autoestima. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática dos transtornos mentais tem ampliado, tornando necessárias medidas que resolvam a questão.
Durante a Idade Média, indivíduos que apresentavam doenças mentais eram,[1] deixados de lado pela sociedade. Dessa forma, [3]cidadãos ainda julgam ser correto tratá-los de maneira diferenciada e até desrespeitosa. Nesse sentido, por meio dos avanços na medicina, começou-se a perceber que os indícios das patologias se repetiam em várias pessoas, fazendo com que fossem estudados e colaboraram para a descoberta de tratamentos.
Outrossim, é válido salientar que apesar de formas de intervenção médica, múltiplos sintomas dos distúrbios são confundidos com fatores cotidianos como a sudorese, ansiedade e baixa autoestima. Assim sendo, por falta de orientações de como diferenciar as suspeitas e receber os cuidados adequados, as enfermidades continuam sendo uma realidade, perpetuando a inércia diante de tais situações, cedendo espaço para o crescimento da questão.
[4]A psicopatologia é um problema que persiste na sociedade. Desse modo, o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde deve investir em centros de apoio em todas as redes de saúde, apresentando palestras com psicólogos para auxílio no tratamento. Para esse fim, é necessário que o Estado disponibilize mais verbas para o setor da saúde promovendo mais acessibilidade às medicações. Além disso, a mídia, por meio de ficções engajadas, deve abordar os principais sintomas para que os indivíduos que possuírem quaisquer sinais consigam procurar assistência. Assim, será possível medidas definitivas para o amparo de todos os casos na sociedade.
>> Veja algumas dicas de redação
Análise da redação do aluno
Uma sugestão para o aluno é que ele leia mais textos argumentativos para adquirir novas estratégias de argumentação.
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:
[1] Não é necessário o uso da vírgula.
Competência II – Compreender a proposta:
[2] Apresente mais argumentos que colaborem para defesa do seu ponto de vista.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:
[3] Aponte um olhar mais crítico sobre o assunto e desenvolva mais os argumentos.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: O aluno faz bom uso dos conectivos no texto.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:
[4] Elabore uma proposta que fuja do senso comum.
Nota: 880