Mais uma análise de redação: Violência contra a criança
Veja a correção e os comentários dos professores para uma das redações enviadas pela proposta de 27 de março
Com base na proposta do dia 27 de março (acesse aqui), os estudantes deveriam escrever uma dissertação sobre o tema “Violência infantil: como garantir os direitos da criança e do adolescente?”. Publicamos uma análise deste tema na semana passada, que você pode ler aqui. Leia abaixo mais uma das redações enviadas e veja, em seguida, a análise feita pelos professores da plataforma de correção Imaginie.
[1]A incidência da violência infantil não é algo restrito à atualidade, desde a Revolução Industrial,[4] ela já existia na forma de trabalho compulsivo. Hoje, apesar do Estatuto da Criança e do Adolescente garantir leis que os protegem, agressões físicas, sexuais e emocionais ainda ocorrem devido à ineficácia da fiscalização. Por conseguinte, graves problemas são condicionados, como o risco à saúde corporal e psicológica desses alvos.
[3]Em primeira instância, a exposição a traumas físicos contínuos é inaceitável independente das circunstâncias, uma vez que acarreta graves sequelas aos mais jovens e, em situações extremas, pode levar à morte. A exemplo do caso de Isabela Nardoni, a qual, possuindo apenas cinco anos, faleceu após sofrer agressão e ser jogada pela janela de um edifício.
Ademais, as consequências psicológicas desse problema devem ser ressaltadas, já que crianças violentadas apresentam maior tendência à depressão e criminalidade, o que gera uma cadeia de dificuldades sociais.[2]
Contudo, a efetividade do combate à violência infantil é impossibilitada em razão da escassez de denúncias para que essas ações sejam punidas. Somando a isso, de acordo com o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele; logo, ao crescer em um ambiente onde atos violentos são vistos como normais, a criança torna-se suscetível a ser uma agressora no futuro, o que fomenta esses atos na sociedade.
Faz-se evidente, portanto, um ciclo de irregularidades o qual necessita de uma intervenção. Para isso, cabe ao Estatuto da Criança e do Adolescente, em parceria com a mídia, a promoção de campanhas que incentivem a realização de denúncias a fim de que esses crimes sejam punidos e minimizados. Como também, as prefeituras devem disponibilizar acompanhamento psicológico gratuito em postos de saúde para vítimas de agressões, visando a redução dos traumas advindos dessas experiências. Desse modo, a integridade e os direitos infantis serão mais respeitados.[5]
>> Veja algumas dicas de redação
Análise da redação do aluno
O aluno escreveu um ótimo texto. Apresentou bom entendimento sobre o tema, boas ideias e argumentos bem estruturados.
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: O texto apresenta bom domínio da normal culta padrão.
Competência II – Compreender a proposta:
[1] Ótimo parágrafo introdutório, apresentando o tema e sua problemática de forma clara e objetiva.
[2] Bom parágrafo de desenvolvimento, com argumentação lógica e objetiva.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:
[3] Ótimo parágrafo de desenvolvimento, com linha argumentativa completa.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:
[4] Eliminar a vírgula para melhor fluidez do texto.
[5] Texto com ótimo domínio dos mecanismos linguísticos.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:
[6] A proposta de solução se apresentou coerente e bem estruturada ao tema.
Nota: 960